O poder do riso no ambiente corporativo

Saiba como uma boa risada pode ajudar seu trabalho render

Imagem de capa - O poder do riso no ambiente corporativo

Um momento em família, com amigos ou em qualquer outro lugar. Momentos de descontração são importantíssimos para a saúde física e mental do ser humano, além de aproximar e deixar o clima de qualquer ambiente mais leve.

De acordo com a professora Sophie Scott, da University College London (UCL), no Reino Unido, o riso é um sinal subconsciente de que estamos em um estado de relaxamento e segurança. “Os ratos param de rir quando se sentem ansiosos. Humanos fazem a mesma coisa. Se as pessoas estão rindo, é um sinal de que não estão em estado de ansiedade. É um indicador de que o grupo está indo bem”, afirma.

Isso é importante, pois há pesquisas que mostram que quando nossos cérebros estão relaxados, conseguimos associar ideias com mais facilidade, o que pode potencializar a criatividade. Por isso, recentemente, a ciência começou a estudar os benefícios do riso dentro do ambiente corporativo. Um experimento dos cientistas John Kounios, da Universidade Drexel, na Pensilvânia, e Mark Beeman, da Universidade Northwestern, em Illinois, verificou se o riso ajudava um grupo a resolver complicados testes de lógica.

Os participantes primeiro assistiram cenas de uma comédia e depois resolveram as questões. Eles perceberam que uma breve gargalhada aumentava em 20% a taxa de resolução dos testes. A dupla acredita que a aparente falta de concentração relacionada ao riso permite à mente manipular e conectar conceitos de uma forma que a concentração estrita não conseguiria.

Mas uma boa risada tem muitos outros benefícios. O Jornal da Record realizou uma série de reportagens sobre o assunto. Assista ao primeiro episódio no vídeo abaixo:

Para ter acesso à série completa, clique aqui.

Gostou da matéria? Compartilhe nas redes sociais!

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Foto: iStock