Vacinação contra a gripe é estendida nos municípios que ainda têm doses disponíveis

Desde 25 de junho, podem ser vacinados crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos

Imagem de capa - Vacinação contra a gripe é estendida nos municípios que ainda têm doses disponíveis

A campanha nacional de vacinação contra a gripe para públicos prioritários terminou no dia 22 de junho. Mas, desde o dia 25 de junho último, seguindo orientação do Ministério da Saúde, os municípios que ainda têm vacinas disponíveis estenderam a vacinação e também a outros grupos que estavam fora da imunização inicial.

Podem ser vacinados agora, crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos. Até a semana passada, 83% do público-alvo havia se imunizado nos postos de saúde do País. As crianças haviam registrado a menor cobertura – a expectativa era vacinar 12,6 milhões, mas a imunização atingiu apenas 67,7%.

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe – que apresenta maior circulação com a chegada do inverno.

A imunização contra a gripe é feita de forma sazonal (todos os anos antes do inverno) e não está disponível o ano inteiro no calendário de imunizações do ministério. Os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias são priorizados na campanha de vacinação.

O último boletim do Ministério da Saúde aponta que, até 16 de junho, foram registrados 3.122 casos de influenza em todo o país, com 535 óbitos.

Gostou deste texto? As informações contidas nele foram úteis para você? Então, compartilhe com familiares e amigos nas redes sociais.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Foto: iStock