Diga adeus à pele seca no inverno

Banho quente e baixa ingestão de água são gatilhos para a ocorrência de problemas dermatológicos

Imagem de capa - Diga adeus à pele seca no inverno

O inverno já tem data marcada para chegar: 21 de junho. E o frio, a baixa humidade e o ar seco que chegam com ele podem maltratar a nossa pele.

Nessa estação, a queda de temperatura faz com que as pessoas tomem banhos muito quentes e mais demorados, ações prejudiciais para a saúde. É o que explica Caio Lamunier, dermatologista do Hospital das Clínicas e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O ressecamento da pele, a diminuição da transpiração e a falta de hidratação são os grandes vilões. “O banho quente danifica a gordura natural, deixando a pele exposta. No inverno, as pessoas também menosprezam a importância de beber água e de usar protetor solar, que deve ser usado normalmente, pois os raios UVA e UVB permanecem nos dias nublados com a mesma incidência.”

Segundo Lamunier, a procura por tratamento nos consultórios dermatológicos aumenta nessa época. Há também maior demanda por tratamentos estéticos, por conta da menor exposição ao sol. As pessoas aproveitam para fazer peeling (esfoliação da pele para clarear manchas e atenuar rugas) e laser (para diminuir manchas, flacidez, cicatrizes, melhorar a textura e eliminar pelos).

Ponto crítico

Essa estação do ano representa um perigo para quem sofre de doenças da pele, como dermatite seborreica, dermatite atópica, psoríase e ictiose vulgar, pois elas se agravam. “Muitas pessoas apresentam eczemas e alergias com coceiras vermelhas pelo corpo. A psoríase piora”, afirma Lamunier.

Existe um tratamento específico para cada doença, mas seguir à risca os cuidados gerais pode amenizar as crises. Cada doença tem antecedentes genéticos e apresenta alvos diferentes:

Dermatite atópica

Doença que ocorre geralmente em crianças. É a irritação da pele que surge nas dobras dos braços, antebraços, joelhos e barriga.

Dermatite seborreica

É comum em adolescentes, jovens, adultos e idosos. Conhecida como caspa, pode ocorrer em qualquer área da pele (rosto, nariz, orelha, barba, mamas) e não apenas no coro cabeludo.

Psoríase

Atinge 2% da população brasileira. É genética e se agrava com o estresse. São placas de pele que se descascam nos cotovelos, joelho e mãos. Melhoram com a exposição ao sol.

Ictiose

É uma doença genética que cria uma barreira na pele produzindo ressecamento.

Confira, abaixo, outras dicas do especialista.

Proteja-se:

*Evite banhos quentes e demorados, pois eles retiram a gordura natural da pele, que permite manter a hidratação

*Evite o uso de bucha de banho, pois ela irrita a pele

*Se possível, substitua sabonete em barra por líquido

*Use creme hidratante sempre que sair do banho. Dessa forma, a pele absorve o produto mais rapidamente

*Peles oleosas e acneicas podem usar creme do tipo oil free (livre de óleo) rosto e no tórax

*Hidrate os cabelos com condicionador ou produtos especí?cos

*Não esqueça de hidratar os lábios com hidratante labial para evitar rachaduras

*Utilize protetor solar na mesma frequência, mesmo nos dias de chuva e baixa temperatura.

*Aumente a ingestão de água e líquidos no inverno. Beba, no mínimo, dois litros de água.

*Reforce o consumo de vitamina C no inverno de forma natural, alimentando-se com frutas como morango, laranja, limão e cereja, ou com suplementos.

*Mantenha uma alimentação balanceada para neutralizar os radicais livres. Consuma alimentos como brócolis, repolho, cenoura, além de soja, castanhas, nozes, amêndoas

imagem do author
Colaborador

Por Katherine Rivas / Foto: Fotolia