Como ler a Bíblia corretamente?

Aprenda a compreender, de forma adequada, o que Deus revela para a sua vida

Imagem de capa - Como ler a Bíblia corretamente?

Ler a Bíblia não é como ler um livro qualquer. Apesar de ter sido escrita há milênios, ela contém o alimento espiritual deixado por Deus para ser consumido pela humanidade.

O problema é que muitas pessoas leem capítulos e versículos sagrados sem atentar ou assimilar o que cada palavra representa. Dessa forma, não conseguem captar o que realmente é orientado por Deus.

Recentemente, durante a reunião da Escola da Fé, que acontece às quartas-feiras, no Templo de Salomão, em São Paulo, o Bispo Renato Cardoso ensinou como deve ser feita a leitura bíblica para que haja um entendimento correto dela. “Embora a Bíblia seja um livro cheio de aventuras, poesias e provérbios, não devemos lê-la como se fosse um livro comum. É importante meditar em cada versículo, em cada palavra, como quem mastiga literalmente um alimento saboroso”, comparou.

O primeiro passo consiste na preparação para a leitura. É importante procurar um lugar tranquilo, para que o leitor fique concentrado durante todo o tempo. Em um ambiente calmo, que não prejudique a compreensão do texto, é mais fácil consumir esse alimento importante com bastante atenção. Afinal, o que será absorvido servirá para toda a sua vida.

Em seguida, é preciso orar antes de começar a ler. Reserve um momento antes para conversar com Deus, pedindo-Lhe para que fale com você por meio daquela leitura. Ao pedir ao Autor das Escrituras a sua orientação desde o início, certamente Ele atenderá e irá fazer você compreender tudo o que está escrito.

Meditação

Agora chegou a hora de saborear cuidadosamente o alimento espiritual da Palavra de Deus. A leitura deve ser pausada e respeitosa, pois a pressa pode gerar conclusões equivocadas, principalmente se a passagem já foi vista outras vezes. “Por isso, a Bíblia nos orienta não a lê-la, mas a meditar nela. A meditação é um processo pausado e focado”, destacou o Bispo.

Durante esse ato concentrado, você perceberá que uma palavra ou um termo vai atrair sua atenção. Nesse momento, pare e medite quanto à relação daquela passagem com a sua vida. Por meio dela, Deus estará lhe dando alguma resposta que tem buscado ou a direção que tem pedido.

Para conseguir extrair essas palavras-chaves, o Bispo Renato enfatizou que é preciso estar atento a cada elemento da frase, como o verbo, por exemplo. “Cada verbo exprime uma ação. Quando examinamos o sentido de um verbo, a compreensão do texto se torna muito mais fácil.”

A Bíblia não contém somente a Palavra de Deus, mas também as palavras do homem e a do diabo. Então, é necessário reconhecer o sujeito da frase. “Ela contém essas três vozes e, se você não souber identificar quem está falando, pode se confundir com o que está escrito ou presumir que é Deus que está falando uma coisa quando não é”, advertiu o Bispo.

Ele ainda recomendou: “procure identificar a pessoa que está falando: se é o Senhor, o escritor do livro ou se é a fala de outra pessoa que está sendo citada. Identifique também a quem a mensagem é dirigida: se a Israel, à Igreja, a alguém em particular ou a todas as pessoas”.

Verificar a pontuação do texto também é importante. “É preciso respeitar a pontuação, que é uma pausa para separar os pensamentos e dar-lhes sentido”, instruiu. Depois de analisar esses termos da frase, é fundamental entender o tempo em que os fatos aconteceram. Além disso, é oportuno verificar todo o contexto da história para não se confundir e ter uma compreensão precipitada ou até contrária à Palavra. “Quem lê versículos isolados para respaldar seus pensamentos, seus argumentos, age muito errado. Muitas das recomendações relativas a comidas, vestimentas e higiene, por exemplo, têm a ver com a vida naquela época e nem sempre servem para nós hoje. Isso se aplica também a alguns conceitos éticos, políticos e sociais”, ponderou.

Outra dica importante é sempre consultar um dicionário para saber o significado das palavras que não são tão comuns para você. Se ainda assim algo não ficar tão claro, seja paciente e continue lendo com calma, pois o grau de entendimento vai aumentando conforme a leitura correta se torna um hábito.

Apoio à compreensão


Conheça a Bíblia Sagrada com Anotações de Fé do Bispo Macedo. Ela contém letras grandes na versão Almeida Corrigida Fiel (ACF) e considerações em todas as páginas para facilitar o profundo entendimento de cada tema dos livros bíblicos. A publicação pode ser encontrada nos Templos da Universal ou na loja virtual Arcacenter.

Por meio desse site, é possível, também, buscar materiais bibliográficos que trazem explicações quanto a diversos assuntos do universo cristão. Confira!

imagem do author
Colaborador

Por Janaina Medeiros/ Foto: Fotolia e Demetrio Kock