Bons motivos para andar de bike

Imagem de capa - Bons motivos para andar de bike

A velhice vai chegar para todos os homens ou certamente para aqueles que sobreviverem até lá. A maioria das pessoas sabe disso. Mas e se fosse possível fazer algo que pudesse conter os efeitos do envelhecimento e de quebra rejuvenescesse o sistema imunológico? Não estamos falando aqui de nenhum tratamento químico miraculoso ou de uma intervenção cirúrgica caríssima que tenha resultados nesse sentido. Não. Nos referimos a algo muito mais simples e que vai depender basicamente de seu equilíbrio, esforço e perseverança. Equilíbrio para dirigir uma bicicleta sem cair e esforço e perseverança para pedalar com constância.

Os benefícios

Mas por que pedalar? Porque é saudável. Há diversas pesquisas médicas que listam os benefícios da pedalada quando ela se torna uma atividade física regular. Andar de bicicleta reduz o risco de mais de 20 problemas crônicos de saúde, incluindo pressão arterial elevada, diabetes, asma e bronquite, e outros problemas, como depressão, transtornos de ansiedade e doenças cardiovasculares.

Pesquisa

Para ilustrar aonde queremos chegar, vamos usar como referência uma pesquisa recente, divulgada pelo jornal inglês The Guardian. Nesse estudo, cientistas acompanharam 125 ciclistas amadores com idade entre 55 e 79 anos e os compararam a adultos que não se exercitavam regularmente. Os ciclistas homens que participaram do estudo tiveram que pedalar 100 quilômetros por quase sete horas. Os cientistas constataram que, mesmo com o envelhecimento, os ciclistas preservaram a massa muscular e a força, conservaram estáveis os níveis de gordura corporal e colesterol e mantiveram os níveis de testosterona altos.

Efeito rejuvenescedor

Foi notado que os efeitos antienvelhecimento do ciclismo pareceram se estender ao sistema imunológico. De acordo com os pesquisadores, o timo, um órgão que produz células de imunidade, normalmente começa a encolher a partir dos 20 anos. Contudo, no caso dos ciclistas mais velhos, o timo continuou produzindo tantas células quanto nas pessoas mais jovens.

Mais saúde

Segundo o The Guardian, outras pesquisas já haviam revelado os benefícios do ciclismo e apontado que pedalar reduz o risco de câncer e problemas no coração em 45% e até ajuda a evitar o número de mortes prematuras causadas por essas enfermidades. Especialistas também acreditam que esse esporte aumente a saúde mental, a felicidade e deixe as pessoas menos propensas à depressão.

Controle do peso

Andar de bicicleta ainda ajuda a controlar o peso e a construir e manter os músculos e articulações saudáveis. Adultos mais velhos ficam mais fortes e também desenvolvem uma capacidade maior de se mover sem cair, pois tonificam seus músculos e se tornam mais ativos com a pedalada. Outro benefício é que andar de bicicleta tem um efeito positivo nos níveis emocionais de bem-estar, autoconfiança e tolerância ao estresse, diminuindo o cansaço e as dificuldades de dormir.

Atividade saudável

Está na hora de tirar a poeira da sua velha bicicleta, abandonada no fundo da garagem, e dar uma pedalada. Se você ainda não consegue inseri-la na sua rotina diária, fazendo pequenos percursos na ciclovia perto da sua casa, tente usá-la no parque, nos finais de semana ou até para visitar os amigos que moram no bairro próximo ao seu. Lembre-se de se preparar adequadamente para cuidar da sua saúde: ir ao médico e fazer um check-up antes de iniciar sua atividade física, além de fazer a manutenção da bicicleta. Depois disso, aproveite todos os benefícios que pedalar pode trazer para a sua vida, exercitando-se sempre que possível com algo prazeroso e saudável.

imagem do author
Colaborador

Por Eduardo Prestes/ Foto: Fotolia