Enem 2018 terá 30 minutos a mais para a prova de exatas

Além disso, há nova medida de segurança e critérios para justificativa e isenção da taxa de inscrição. Saiba mais

Imagem de capa - Enem 2018 terá 30 minutos a mais para a prova de exatas

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano só começam em maio (e os pedidos de isenção da taxa de inscrição, um mês antes, em abril), mas, já há novidades anunciadas que estão agradando os candidatos da prova – que serve como porta de entrada para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de outras oportunidades.

O Enem de 2018 terá meia hora a mais para a prova de exatas. As provas serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro. No primeiro dia serão aplicadas as provas de redação, linguagens e ciências humanas, com duração de cinco horas e meia. No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e matemática, agora, com cinco horas de duração.

As inscrições para o Enem 2018 deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio, e o pagamento da inscrição de 82 reais se estende até 23 de maio. A solicitação de isenção da taxa de inscrição se dará somente de 2 a 11 de abril. Confira abaixo quem tem direito à isenção.

Justificativa e isenção da taxa de inscrição do Enem

Tem direito à isenção quem está cursando o 3º ano do ensino médio na rede pública; fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição particular e tenha renda per capita de até 1,5 salário mínimo; fez o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) na modalidade ensino médio em 2017 e conseguiu a certificação; declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Quem não compareceu nos dias de prova no Enem do ano passado e quer solicitar novamente a taxa de isenção terá que justificar a ausência por meio de atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência. O prazo para justificar a ausência na prova do ano passado vai de 2 a 11 de abril.

Nova medida de segurança

O edital do Enem também continua prevendo a realização de revista eletrônica nos locais de prova, por meio do uso de detectores de metais. Em 2018, a novidade é a permissão para que artigos religiosos, como burca e quipá, sejam revistados pelo aplicador das provas. Quem não permitir a revista poderá ser eliminado. Mais esclarecimentos sobre os procedimentos nos dias das provas podem ser obtidos no site do Enem.

Gostou das informações deste texto? Então, compartilhe nas redes sociais com seus familiares e amigos.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Foto: Thinkstock