Parceiros nos projetos de ressocialização de presos

Grupo que atua em presídios, no Ceará, oferece jantar especial a autoridades da Segurança Pública local. Veja como foi

Imagem de capa - Parceiros nos projetos de ressocialização de presos

Recentemente, os voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP) do estado do Ceará, se reuniram para receber – em um jantar especial – autoridades da Segurança Pública, ex-detentos e integrantes do grupo. O objetivo do encontro foi firmar uma parceria com os diretores das unidades prisionais, a fim de ampliar os serviços prestados aos detentos e agentes penitenciários.

O bispo Eduardo Guilherme, atual responsável pelo trabalho do UNP no Brasil e em mais de 50 países, também esteve presente ao evento, que reuniu cerca de 200 pessoas no auditório principal da Universal no estado. Dentre as autoridades presentes, estava André Costa, Secretário da Segurança Pública do Ceará e a responsável pela pasta da Justiça e Cidadania, Socorro França.

Durante o encontro, o secretário destacou que o trabalho realizado pelo UNP dentro e fora dos presídios é de extrema importância, pois ajuda na prevenção ao crime, e no caso dos que já se encontram presos, ajuda a ressocializá-los e também a terem uma transformação total de vida.

“Sabemos que realmente o que falta é um trabalho preventivo de ação social. O foco são as pessoas que já fazem parte do sistema prisional e do sistema socioeducativo. O trabalho é de prevenção, tentando resgatá-los para que eles não voltem ao crime, ” comentou.

Já Socorro França, reforçou o quanto é valiosa a realização de atividades que possam reinserir os detentos à sociedade.

“A importância da Universal para conosco dentro do sistema é imensa; ela mostra aos que estão lá dentro que, em primeiro lugar, eles não devem perder a fé, e que eles realmente possam sair de lá totalmente reabilitados, e ressocializados”, concluiu.

O programa social

O UNP surgiu há mais de 30 anos e somente em 2016, milhares de voluntários realizaram mais de 800 mil atendimentos aos presos.

Além disso, o grupo oferece apoio aos funcionários das unidades prisionais e às famílias dos detentos, nas portas dos presídios nos dias de visitação. São oferecidas gratuitamente assistência jurídica, doações de cestas básicas, livros, informativos e distribuição de cafés da manhã e lanches.

Um dos programas de ressocialização no estado do Ceará é o cultivo de alimentos e plantas medicinais. Em parceria com a Universidade Federal do do estado, em 2017, o grupo UNP criou o projeto “Horta e Farmácia Viva”, que levou cerca de 2,5 mil detentos das unidades prisionais de Itaitinga, Aquiraz e Juazeiro do Norte a cultivar produtos como feijão, milho, legumes, frutas e hortaliças.

Nos presídios de Itaitinga e Aquiraz, além da horta, existe um espaço destinado ao cultivo de plantas medicinais, que tem como objetivo a produção de remédios caseiros para coceira, alergias, sarnas e até para o auxílio do tratamento para problemas pulmonares.

Se você quer fazer parte do grupo como voluntário, visite a igreja mais próxima de você e converse com o pastor ou bispo responsável.

Para saber sobre outras ações que o grupo realiza, basta acessar a página oficial do bispo Eduardo Guilherme no Facebook.

imagem do author
Colaborador

Por Sabrina Marques / Fotos: Cedidas