Aplicativos de mensagens ajudam a gerar ansiedade e outros transtornos aos usuários

Saiba como o Jejum de Daniel pode ajudar a prevenir esse quadro

Por Por Rafaella Rizzo / Foto: Thinkstock

O smartphone se tornou quase uma extensão do corpo humano. Dificilmente alguém o esquece em casa e, quando isso acontece, a sensação é a de inquietação por pensar em todas as ligações e mensagens recebidas e não respondidas. Assim, a tecnologia nos fez dependentes não só do celular, mas dos aplicativos de mensagens e redes sociais. E, da mesma forma como a dependência de um químico traz malefícios, esta não fica para trás.

Especialistas afirmam que o uso de aplicativos de mensagens instantâneas pode causar transtornos psicológicos nos usuários. “As pessoas ficam de plantão o dia inteiro, e claro que isso é maléfico. Elas não descansam, não têm um momento de parar. Isso gera estresse, que pode desencadear quadros como depressão e ansiedade”, disse à BBC o psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, presidente eleito da Associação Psiquiátrica da América Latina (Apal).

Outro problema é o surgimento de reações como insegurança e ciúme, quando há a demora em responder uma mensagem, por exemplo. Além disso, os profissionais alertam sobre o perigo dos limites entre horário de trabalho e lazer terem se perdido: muitos profissionais continuam trocando mensagens sobre o emprego mesmo depois do expediente. “Se uma mensagem de trabalho chega às 23h, interfere na vida privada das pessoas e faz com que, de repente, se vejam ligadas, como se estivessem sempre de prontidão”, afirmou a psicóloga Aline Restano.

Por isso, é necessário o uso consciente e equilibrado da tecnologia, estipulando limites de horários. O Jejum de Daniel pode ajudar nessa tarefa, já que o objetivo do propósito é promover a desintoxicação de conteúdo secular, inclusive do uso exacerbado de tecnologia.

A proposta é que durante 21 dias a pessoa se concentre em consumir conteúdos espirituais e se prive de distrações e entretenimento para alinhar seus pensamentos aos de Deus. O propósito se encerra no próximo dia 14 de fevereiro, mas você pode entender mais a respeito e o que fazer nesse período clicando aqui.

Participe, também, das reuniões que acontecem diariamente em uma Universal mais próxima de sua casa.

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aplicativos de mensagens ajudam a gerar ansiedade e outros transtornos aos usuários

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games