“A cada acusação dele me torno mais seca por dentro”

Imagem de capa - “A cada acusação dele me torno mais seca por dentro”

No A Escola do Amor Responde desta semana os professores Renato e Cristiane Cardoso recebem um pedido de ajuda de uma aluna que está com problemas com o esposo. Ele trabalha o dia todo e, quando está em casa, de folga, pensa somente em descansar e passar horas em frente ao computador. Acompanhe o que os professores recomendam à aluna. As dicas podem servir para você ou alguém que conheça e que está passando por essa situação.

Aluna – Estou casada há um ano, acabamos de nos mudar para outro país, mas já estamos juntos há sete anos. Ele trabalha muito e, quando chega o dia de folga, só quer ficar em casa. Passa o dia todo dormindo ou no computador. Eu passo o dia totalmente sozinha, cuidando da casa, da comida, das roupas, etc. Sou carinhosa com ele, mas, mesmo assim, depois que nos casamos, ele só sabe maximizar meus erros. Ele me culpa por tudo o que acontece de errado e só vê o lado ruim da situação. A cada acusação vou me tornando mais seca por dentro e estou perdendo a vontade de tratá-lo bem, porque estou cansada de tantas queixas. Preciso de ajuda, pois sempre tem um dedo acusador apontado para mim, estou cansada e sozinha.

Renato – Você está casada com um abusador emocional – tenha ele consciência disso ou não. Neste relacionamento só ele ganha e por isso você está cansada e se sente usada. Às vezes, ou na maioria das vezes, o abusador não tem consciência do que está fazendo, o que pode vir de longa data. E, se ele nunca tiver uma razão forte ou alguém que o faça entender que a atitude dele é inaceitável, provavelmente não acordará desse pesadelo que vive e que também está fazendo você viver. Eu não sei de que forma você já tentou comunicar esse fato a ele, mas ele precisa ser “sacudido” e comunicado de alguma maneira quanto a isso.

Cristiane – Por vontade de fazer o marido feliz, algumas mulheres se esforçam demais e aos poucos vão se anulando. Com isso, o homem vai se sentindo o Sol do planeta delas. A mulher precisa entender que o homem não sabe lidar muito bem com algumas atitudes das esposas que são muito frágeis e sensíveis e preferem que sejam mais fortes. A mulher tem que ser virtuosa, bondosa, gentil e tudo mais, porém, forte. Mas para isso é preciso que tire o marido do centro de tudo e entenda o seu real valor. No seu caso, aluna, você tem seus valores e é uma mulher que tem tudo para fazê-lo feliz. Se ele não aceita o seu esforço e a critica sempre, é ele quem está perdendo. Você não pode entrar na “onda” e achar que não tem valor.

Renato – Nós temos uma ferramenta para que você dê início a essa mudança de comportamento: o Desafio da Autovalorização, que criamos para ajudar pessoas com a mesma dificuldade. É só entrar no blog renatocardoso.com, buscar pelo Desafio da Autovalorização, ouvir o áudio explicativo e começar a aplicar os ensinamentos em seu dia a dia e em seu casamento. Claro que esse desafio é só o começo e não a solução final para seus problemas, mas ele vai dar a você uma nova mentalidade para lidar com tudo isso. O principal é que você busque o fortalecimento para se tornar independente nesse relacionamento e que seu marido não seja o sentido de sua vida.

Cristiane – Você precisa mudar para que isso não acabe com você, já que, em vez de florescer nesse casamento, você tem se anulado mais e mais a cada dia.

Renato – Quero dar um recado ao seu marido e aos leitores. Se você percebe que está perdendo seu casamento, aprenda de uma vez por todas: você pode se achar o tal, mas na vida amorosa está sendo ignorante. Então, seja humilde e reconheça que não sabe de nada. Sua esposa está como uma lâmpada apagada porque você a apagou. E, se você quer restaurar casamento, seja inteligente e venha à “Terapia do Amor”.

Vida amorosa

Para saber mais como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Francisco/ Foto: Fotolia