Dossiê dos pincéis de maquiagem

Aceita um manual para descomplicar e eliminar as dúvidas quanto ao assunto?

Imagem de capa - Dossiê dos pincéis de maquiagem

Pincéis de maquiagem são um tópico que, volta e meia, tende a deixar as mulheres cheias de dúvidas. Embora tenhamos passado pela era da esponjinha beauty blender, muitas ainda sentem dificuldades na hora de diferenciar qual a utilidade de cada um deles (parênteses para explicar que beauty blender é uma esponja em formato de gota que alcançou dias de glória na nécessaire e chegou a ser apontada como potencial substituta dos pincéis de base e corretivo, o que não aconteceu).

Alex Espíndola, maquiador da Record TV, observa que essa “moda” realmente não teria como pegar. “Essas enponjas absorvem muito produto. Com esse excesso, se corre o risco de deixar o rosto manchado”, esclarece o maquiador, que se une à turma dos experts que não abrem mão da funcionalidade dos pincéis para que o resultado final seja uma boa maquiagem.

Pincel duo fiber, língua de gato, de pó, para blush, para a boca, para esfumar sombra, para delinear, espanador e, por fim, chanfrado para sobrancelha. Se esse ou outros nomes ainda causam estranheza a você, não haverá mais motivos para se preocupar. Saiba diferenciar quais valem o investimento e outras curiosidades.

Diferenças

É a anatomia do pincel e o tamanho que determinam sua funcionalidade. Os arredondados com bastante cerdas, por exemplo, podem ser usados no rosto para espalhar o pó e os em versões menores cumprem a função de esfumar sombras. Os chanfrados (de corte diagonal e tamanho médio) são excelentes para passar o blush, já que essa anatomia possibilita uma aplicação mais precisa. Versões menores podem ser úteis para contorno, assim como pincéis de cerdas curtas e retas.

O básico das makes

Entre a gama de pincéis, alguns são indispensáveis por sua versatilidade. Caso você não tenha habilidade com tantas ferramentas ou não queira investir muito em pincéis, pode adquirir os três mais indicados para fazer sua make.

1 – Duo fiber para base e blush

O pincel duo fiber está no topo do ranking, quando o assunto é base. “A vantagem dele são as cerdas de fibras óptica, de coloração branca, que vai polindo a pele e se encaixa bem nos contornos do rosto. Com pouco produto, você consegue fazer uma pele leve e ter um resultado harmonioso. Ele o espalha muito bem”, explica Alex Espíndola.

Com esse mesmo pincel, cuja anatomia é circular e levemente achatada, é possível aplicar o pó e o blush, fazendo com que a nécessaire fique mais enxuta.

2 – Pincel de esfumar

Para as sombras, o pincel de esfumar dá conta do recado. “Com ele também é possível marcar o côncavo”, acrescenta o maquiador.

3 – Pincel língua de gato

O língua de gato, por ser achatado, é ideal para aplicar o corretivo, caso precise.

Os pincéis-escova

Você já deve ter se deparado com pincéis bem peculiares, de cerdas e cabos ovais. Chamados pincéis-escova ou pincéis ovais, eles ganharam fama porque, além da anatomia curiosa, garantem aplicação descomplicada do produto. “Surgiram pela questão da automaquiagem. O problema é o cabo deles não é funcional para se passar no rosto”, contrapõe Alex. “Pouquíssimas pessoas continuam a usá-los”, analisa

Naturais ou sintéticas?

Feita de pelos de animais, as cerdas naturais possibilitam um excelente acabamento por serem maleáveis, mas os pincéis com essas cerdas geralmente são mais caros.

Já os pincéis com cerdas feitas de náilon ou outros plásticos não ficam para trás. “Os pincéis com cerdas sintéticas estão tão macios quanto os de cerdas naturais”, diz Alex Espíndola. Ele reforça que o efeito final pode ser igualmente impressionante.

Cuidados

Uma grande quantidade de bactérias – como as causadoras de acne – e de resíduos de produtos pode estar nas cerdas de seus pincéis. Se não higienizá-los corretamente, a tendência é que você os espalhe pelo rosto. O ideal é que os pincéis sejam higienizados sempre que houver necessidade, pontua Alex Espíndola. “A limpeza pode ser feita com shampoo neutro ou próprio para pincel. Em seguida, basta enrolar em folha de papel ou deixar sobre uma toalha limpa para secar naturalmente”, ensina. O uso de secador não é recomendado, ainda mais em pincéis sintéticos, pois as cerdas podem derreter.

imagem do author
Colaborador

Por Flavia Francellino/ Fotos: Fololia