Fique atento ao pagamento do IPVA 2018

Saiba onde realizar a consulta do valor



Por Por Débora Picelli / Foto: Fotolia

Com a virada de um novo ano, muitas cobranças começam a chegar na casa da população. Uma delas é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), cobrado anualmente no primeiro mês, em janeiro, de cada proprietário de veículos domiciliados em seus estados.

O valor estipulado é baseado em uma alíquota diferente para cada estado brasileiro. Normalmente, as taxas variam entre 0,5% e 4% sobre o valor venal do veículo no País, o qual é determinado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A consulta do valor deve ser realizada, diretamente, pelo site do Departamento do Trânsito (Detran) ou a Secretaria da Fazendo de cada estado.

Não perca a data

A forma de pagamento do imposto fica a critério de cada pessoa e pode ser em cota única ou parcelada em até 3 vezes. Caso o pagamento integral seja realizado ainda em janeiro, há um desconto de 3%. Para pagamentos realizados no mês de fevereiro, não haverá essa dedução.

O pagamento pode ser realizado em bancos credenciados. O Banco do Brasil. Caixa Econômica, Itaú e Santander, são alguns deles. Quem não pagar o IPVA ficará sujeito a uma multa de 0,33% por dia de atraso mais juros. Passados 60 dias, o percentual será de 20% do valor do imposto.

Mudança em São Paulo

A partir deste ano, o Governo do Estado de São Paulo não vai mais enviar cartas com as informações sobre o aviso de vencimento do IPVA.

Com a mudança, a consulta sobre os prazos e valores deverá ser realizada digitalmente, na página oficial da Secretaria da Fazenda. Para obter as informações é preciso digitar o número do RENAVAM e a placa do veículo.

A consulta também poderá ser feita pelo 0800 170 110 (exclusivo para telefones fixos). O atendimento eletrônico funciona nas 24 horas do dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para falar com um dos atendentes, a central funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19 h. Em caso de dúvidas, o proprietário do veículo também pode entrar em contato pelo Fale Conosco do órgão.

Em nota, a Secretaria da Fazenda informou que a alteração visa evitar possíveis extravios, além de contribuir com boas práticas de sustentabilidade.

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fique atento ao pagamento do IPVA 2018

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games