Nada é impossível para quem está determinado a ajudar

Voluntários do Anjos da Madrugada em Santa Catarina atende moradores de rua e levam uma palavra de libertação e Salvação

Imagem de capa - Nada é impossível para quem está determinado a ajudar

Muitos moradores de rua sentem-se tão excluídos e esquecidos que têm até vergonha de procurar ajuda. No Brasil, esse grupo já soma quase 2 milhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como forma de estender a mão a essas pessoas, o Anjos da Madrugada, projeto que integra o grupo de Evangelização, semanalmente, realiza ações sociais pelas ruas do País.

O grupo iniciou o trabalho em 2011 no bairro do Brás, zona leste da capital paulista. Dois anos depois, voluntários davam início ao trabalho em Santa Catarina, realizando ações sociais e atendimento espiritual.

Na capital Florianópolis, o grupo faz ações quinzenais, que atendem os moradores de rua, no Largo da Alfândega, no Centro, como o principal objetivo de levar uma palavra de Salvação a todos. Recentemente, em uma das últimas ações de 2017, 125 pessoas em situação de rua foram atendidas por um total de 70 voluntários, entre eles profissionais das áreas de enfermagem e jurídica.

Além disso, outros serviços foram oferecidos como corte de cabelo. Ainda foram doadas 500 peças de roupas e servidas 200 refeições completas acompanhadas de frutas, suco e café.

O exercício da fé

O pastor Fábio Macena Ferreira, responsável pelo grupo da Evangelização no estado de Santa Catarina, fez uma oração pela libertação do espírito do vício e outros problemas que aprisionam muitos nas ruas e pela Salvação de todos os presentes.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11: 28

“Nós reunimos os moradores e levamos a Palavra para eles. Na ocasião, dissemos que Deus havia preparado aquele encontro especificamente para eles, pois, estávamos ali como anjos representando Deus. Que Ele traria o alívio da alma, uma vez que muitos estão sobrecarregados de problemas, vícios e sofrendo discriminação nas ruas. Deus tinha preparado aquele momento para aliviá-los e dar uma nova chance, uma nova oportunidade. Chamei a todos e perguntei quem queria assumir a sua fé no Senhor. Muitos ali não foram apenas pelo alimento físico, mas foram movidos pela Palavra e aceitaram Jesus”, contou o pastor.

É esse o exercício da fé que liberta, cura e transforma vidas. Assim a voluntária Ester Rute Menezes, empresária, de 55 anos, explica o objetivo do seu trabalho com o grupo Anjos da Madrugada.

“Sinto-me muito feliz em fazer parte desse projeto porque assim posso levar aos moradores de rua fé, esperança e amor ao próximo. Eu procuro falar a cada pessoa que, se ela se aliar a Deus, tudo pode mudar. Quando conversamos com eles, encontramos muitas pessoas que já tiveram profissão, família, mas perderam tudo. Por causa do vício, perderam o amor pela vida. Eu também já lutei por familiares meus com problemas como o vício em drogas e sei da importância de estar na presença de Deus para que haja a libertação e a verdadeira transformação de vida. Fazer parte desse projeto me fortalece e me renova”, afirma Ester.

Anjos da Madrugada

Abordar pessoas vivendo em situação de rua pode não ser uma tarefa fácil, mas nada é impossível para quem está determinado a ajudar. Quando abordados, os moradores de rua também são convidados a visitar a igreja e a participar de uma reunião, além de voltar a estudar e se profissionalizar com a ajuda de outros projetos da Universal.

Em todas as cidades em que a Universal está presente são realizadas diversas ações sociais. Para saber mais sobre o grupo Anjos da Madrugada e se tornar um voluntário, procure a Universal mais perto da sua casa.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Fotos: Cedidas