O hacker de Apocalipse

Em entrevista à Folha Universal, Paulo Vilela fala de seu personagem

Imagem de capa - O hacker de Apocalipse

A novela Apocalipse, da Record TV, tem abordado temas polêmicos e que tratam de como deverá ser o fim do mundo.

A segunda e atual fase da trama traz a tecnologia como um de seus enredos e a história do hacker Wallace, conhecido como HD, interpretado pelo ator Paulo Vilela.

O ator está em dose dupla na tela da Record TV e também dá vida ao conselheiro novato César, na série Conselho Tutelar. Sem paciência com os protocolos, o jovem quer ajudar crianças vítimas de maus-tratos, o oposto do comportamento do hacker HD, de Apocalipse. Em entrevista à Folha Universal o ator fala do novo desafio em sua segunda novela bíblica. “Meu personagem passa por um grande conflito familiar e isso faz com que ele tenha cenas interessantes. Ele é um ‘hacker do mal’ digamos assim, tipo cracker. Ele comete pequenos delitos, invade computadores e depois chantageia as pessoas e as extorque”.

Para Paulo, seu personagem retrata histórias do dia a dia. “Por meio de pesquisas nesse universo hacker, descobri que tem muita gente do bem. Mas, infelizmente, muitos também usam a inteligência de forma negativa.”

Wallace é um rapaz humilde, sonhador e genial. Filho de Tião de Deus, papel interpretado pelo ator Adriano Garib, e Esmirna Ferreira, papel da atriz Adriana Londoño, e irmão de Robison (Bruno Daltro), tem o apelido de HD por ser um hacker habilidoso, o que o leva à delinquência.

O jovem foi abandonado pelo pai, que decidiu sair de casa e viver nas ruas. Considerado louco, Tião de Deus vive como um fanático e aborda as pessoas para falar da volta de Jesus. “HD tem muita mágoa e rancor do pai, pois se sente abandonado. Ele não entende como Deus pôde permitir isso com sua família. A mãe é temente a Deus e conversa muito sobre isso com ele, para que um dia ele possa perdoar Tião.”

Já a relação do jovem com o irmão Robison é de muito ciúme. “É aquela coisa de irmão. HD sabe que o Robison apronta muito, o tempo todo, que some de casa sem dar satisfação e que a mãe acaba se preocupando mais com ele. Isso causa ciúme nele.”

Uma nova missão

O talento de HD chama a atenção do cientista Benjamin (Igor Rickli), que tem como missão ajudar o próximo por meio da tecnologia. Nos próximos capítulos, o público vai acompanhar uma parceria entre os dois, o que contribuirá para a mudança de HD. “Ele vai se arrepender de ter cometido delitos na internet e com a ajuda de sua mãe, que não se cansa de lutar pela transformação dos filhos, vai se tornar um rapaz melhor e usar seu talento para o bem.”

A vida de HD muda radicalmente. O jovem vai trabalhar na empresa do cientista Benjamin, nos Estados Unidos, conhece hackers “do bem”, os “hackerativistas”, cuja principal bandeira é a liberdade de informação, e consegue se dar bem com suas criações mirabolantes. HD sugere a criação de um “aplicativo do amor”, para ajudar as pessoas que não desejam se sentir sozinhas e assim consolida seu talento.

Ator e trama

Paulo afirma que o que mais chamou sua atenção na trama é como a história será contada. “O texto vai prender o telespectador, pois hoje estamos passando pelo que está escrito no livro de Apocalipse. É tudo muito atual. São revelações da vida mesmo.”

O ator ainda ressalta a importância de tramas biblicas em sua vida. “Depois que atuei na novela Os Dez Mandamentos, também na Record TV, sinto que minha fé aumentou. Eu fazia um personagem que tinha uma fé muito grande, o Natan, que nunca desistiu da fé, mesmo nos momentos mais difíceis da sua vida. Isso foi uma grande lição para mim. A fé e o pensamento positivo me fizeram ser um homem muito mais realizado em todos aspectos da minha vida.”

Paulo acredita no sucesso da Record TV e que todo o investimento feito no núcleo de teledramaturgia da emissora foi um grande acerto tanto para os telespectadores como para os atores. “Isso gera mais emprego em todas as áreas. Hoje temos muita gente talentosa precisando desse espaço.”

Para saber mais sobre HD e os personagens da trama, não perca Apocalispse, de segunda a sexta-feira às 20h40, na tela da Record TV.

imagem do author
Colaborador

Por Maiara Máximo/ Foto: Munir Chatack