As noites maldormidas

Veja como você pode acabar com elas

Imagem de capa - As noites maldormidas

Grande parte das pessoas precisa de sete a nove horas de sono por noite para garantir que estará “funcionando” da melhor forma no dia seguinte, mas, se você não tem conseguido dormir tempo suficiente para descansar e levantar com disposição para tocar a sua vida, algo deve estar errado. A dificuldade para acordar e o cansaço causado pelas noites maldormidas prejudicam as atividades durante o dia todo. E, se você tem problemas para dormir e não sabe o que pode estar acontecendo, confira as dicas a seguir.

Claridade

Existem várias hipóteses para dormir mal. Boa parte das causas está relacionada a hábitos que não são saudáveis para o sono e que acabam impactando na qualidade de vida. Um dos cuidados que você pode tomar é quanto à claridade do ambiente onde dorme. Muita luz no quarto à noite pode dificultar as chances de adormecer rapidamente. Isso ocorre porque a claridade suprime a melatonina, o hormônio que promove nosso sono. Por isso, não é aconselhável usar celulares, tablets ou computadores antes de dormir.

Comida

Comer muito antes de deitar também prejudica o sono. Na hora de dormir, isso pode causar azia e incomodar. É aconselhável se alimentar ao menos duas horas antes de ir para a cama, o que fará com que os alimentos sejam digeridos adequadamente. Também é indicado controlar a quantidade de água que você costuma tomar horas antes de se deitar, justamente para evitar aquela necessidade de acordar no meio da noite para ir ao banheiro.

Álcool

Beber antes de dormir não é aconselhável e, se pouca quantidade ingerida já pode ser um problema, imagine em excesso. As bebidas alcoólicas podem fazer você se sentir sonolento, mas, se consumidas perto do momento de deitar, também podem interromper o sono, gerando o efeito contrário. Isso ocorre porque o metabolismo do álcool provoca despertares mais frequentes, suores noturnos, pesadelos, dores de cabeça e diminuição da qualidade do sono na segunda metade da noite.

Relaxamento

Jogar bola com os amigos muito tarde, fazer exercícios próximo do horário de deitar ou jogar videogame e assistir televisão na cama também não são hábitos recomendáveis. Eles podem fazer a vontade de dormir desaparecer. O ideal é criar um bom ambiente em seu quarto, deixando-o silencioso, escuro e aconchegante, com roupa de cama confortável e controle adequado de temperatura. Um banho quente ou a leitura de um livro tranquilo podem ajudá-lo a relaxar.

Causas

Mas, se você está tendo dificuldades para dormir que não podem ser resolvidas com a mudança de hábitos, regramento da alimentação e outras sugestões enumeradas aqui, talvez as causas das suas noites maldormidas possam estar relacionadas a distúrbios do sono, ao estresse e até a problemas de fundo espiritual, que acabam ocasionando consequências físicas.

Ajuda

Apesar de o problema preocupar, é possível encontrar uma solução. Não tenha receio de procurar ajuda. Quanto mais cedo buscar auxílio, mais rápido vai se livrar de adversidades que podem prejudicar a sua vida, o seu relacionamento e até o seu emprego. Afinal, dormir bem, de forma suficiente, é importante para garantir uma boa saúde física e mental, assegurando que você se apresente alerta e seja mais produtivo depois de acordar, além de lhe proporcionar mais tempo útil para estar com a sua esposa e os seus filhos.

Seja diferente

Pessoas de sucesso têm hábitos bem diferentes dos da maioria. Elas não têm necessariamente mais qualidades ou talentos do que você. Mas todas elas têm algo em comum: ousaram acreditar. Você pode tanto quanto elas – e até mais. Acredite em Deus. Mas acredite também em si mesmo. E continue sempre em frente. Veja mais em http://bit.ly/2lcaLQx

imagem do author
Colaborador

Por Eduardo Prestes/ Foto: Fotolia