Os riscos de passar muito tempo com o celular

Saiba como evitar dores e problemas ao usar essa tecnologia

Imagem de capa - Os riscos de passar muito tempo com o celular

Você costuma passar longos períodos teclando no celular ou no tablet? Saiba que esse hábito pode prejudicar o seu dia a dia. Mais precisamente a sua saúde musculoesquelética, que é a harmonia entre algumas estruturas do corpo, como ossos, músculos, tendões e ligamentos.

Uma pesquisa realizada pela Millward Brown Brasil e NetQuest, em 2016, mostrou que o brasileiro passa em média 3 horas por dia conectado ao celular. Entre os jovens, o tempo mínimo estimado foi ainda maior: 4 horas diárias. Com isso, a saúde sofre as consequências.

“O uso incorreto de aparelhos celulares ou tablets, seja por tempo prolongado, seja por posturas inadequadas, prejudica essa harmonia musculoesquelética e isso acarretará em sobrecarga nos músculos e tendões, causando dores que podem se tornar crônicas em caso de ausência de tratamento adequado”, explica a fisioterapeuta Walkiria Brunetti, que é mestre pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e tem mais de duas décadas de experiência.

Ela afirma que é cada vez maior o número de pacientes que buscam tratamento para alívio de dores causadas pelo mau uso de aparelhos celulares. Um dos principais diagnósticos é a tendinite, que é a inflamação de um ou mais tendões responsáveis por ligar os músculos aos ossos.

De acordo com a profissional, a tendinite pode aparecer com mais frequência nos polegares, punhos, cotovelos e calcanhares. Na grande maioria das vezes é causada por esforços repetitivos. “A repetição dos movimentos ao teclar, por exemplo, pode sobrecarregar o tendão, gerando uma inflamação que leva à dor e ao inchaço. Se não for tratada, pode danificar os tendões e as articulações, não só do dedo polegar, mas também da mão e do punho”, alerta.

Em 2014, foi publicado pela revista The Lancet um estudo que deu nome para a síndrome ligada ao uso excessivo do celular: WhatsAppinite.

Além da tendinite, o uso incorreto de aparelhos celulares causa ainda dores na coluna cervical e lombar (alguns casos levam ao afastamento do trabalho e das atividades), inflamações como tenossinovite e osteoartrite nos dedos, mãos e punhos; dores nos ombros (comuns em razão da sobrecarga causada pela má postura para manter o celular próximo aos olhos); e dores no pescoço.

A fisioterapeuta alerta que, diante de dores permanentes, o paciente deve procurar atendimento médico. O diagnóstico é feito pelo exame físico e pode ser confirmado com ressonância magnética (RM) ou ultrassonografia (USG).

O tratamento é feito com analgésicos e anti-inflamatórios, além da fisioterapia, que reduz a dor e fortalece músculos e articulações. Contudo, é preciso mudar os hábitos. “O segredo é equilibrar o uso de tecnologia com outras atividades na rotina”, finaliza.

Confira Dicas importantes

Use apoios para o corpo

Apoie as costas na cadeira, use apoios para os cotovelos (mesas), traga o celular para perto do rosto, em vez de abaixar demais a cabeça

Alongamento

Faça pausas e alongue mãos, punhos, pescoço, ombros, braços e antebraços a cada 20 ou 30 minutos quando estiver no celular ou até mesmo no computador

Recursos de áudio

Outra dica é usar mais os comandos de voz dos aparelhos celulares. É possível enviar mensagem de voz e até fazer buscas por meio da voz. Isso proporcionará um descanso aos dedos e punhos

imagem do author
Colaborador

Por Kelly Lopes / Fotos: Fotolia