Nova CNH conterá um chip com dados do condutor

Digitais também estarão armazenadas no cartão inteligente que amplia as possibilidades de utilização do documento, consulta e verificação de dados

Imagem de capa - Nova CNH conterá um chip com dados do condutor

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), do Ministério das Cidades, anunciou o lançamento do novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em um formato de cartão inteligente, também conhecido como smart card, a CNH leva gravação a laser e um chip onde os dados armazenados são gravados de forma criptografada.

Se antes a CNH era emitida em papel, agora passa a ser em suporte plástico similar ao material dos cartões de crédito. Além da resistência e alta durabilidade, o novo modelo da carteira de habilitação considera a possibilidade de inserção de dados e informações referentes aos condutores e facilita o acesso a certificados digitais.

Isso amplia as possibilidades de utilização do documento, consulta e verificação de dados, e permite o convênio com outras entidades públicas ou privadas. Por exemplo, com o novo modelo será possível uma fiscalização mais rápida e off line (sem o uso de dados) utilizando telefones celulares, pagamento de pedágio, pagamento de transporte público, controle de acesso a diversos estabelecimentos e identificação biométrica, para uso em bancos, por exemplo, já que as digitais do condutor estarão armazenadas no chip.

Segundo o Contran, o objetivo dessa mudança é oferecer soluções mais seguras e modernas à população brasileira. “Buscamos a modernização, inovação como muitos países já adotaram para aumentar a segurança, reduzir a probabilidade de ocorrência de fraudes e aumentar a durabilidade”, explicou o ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

A medida além de proporcionar maior segurança, ainda possibilitará a integração com outros países. Os órgãos e entidades executivos de todos os estados e do Distrito Federal terão até 1º de janeiro de 2019 para adequar seus procedimentos para adoção do novo modelo.

CNH Eletrônica

Enquanto isso, a CNH eletrônica já foi liberada para os sistemas Android e iOS e condutores de Goiás e do Distrito Federal estão utilizando o novo serviço. O aplicativo passará a valer em território nacional a partir de fevereiro de 2018, conforme divulgado pelo Contran no mês de julho.

A CNH Eletrônica é a versão do documento impresso com o mesmo valor jurídico, mas com vantagens adicionais, oferecendo aos cidadãos mais praticidade, por meio do aplicativo utilizado em smartphones. Para saber como solicitar a carteira de habilitação eletrônica, clique aqui.

O documento eletrônico poderá ser comprovado pela assinatura com certificado digital do emissor ou com a leitura do QRCode. Com o dispositivo, os agentes de trânsito poderão consultar os dados dos documentos também por meio de um aplicativo ainda em fase de testes.

Gostou da matéria? Compartilhe nas redes sociais.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Fotos: Divulgação