Olhar externo ajuda a corrigir falhas em negócios

Consultoria é boa opção para detectar problemas e planejar mudanças financeiras. Conheça o trabalho de consultores e descubra se você pode oferecer esse tipo de serviço



Por Por Rê Campbell / Fotos: Fotolia / Arte: Edi Edson

Para ter um negócio de sucesso, não basta apenas trabalhar muitas horas. Todo empreendimento precisa de boa gestão, análise de mercado, acompanhamento da concorrência e compreensão das necessidades do cliente. E, mesmo quando tudo parece ir bem, é importante rever os planos periodicamente, traçar novas metas e medir resultados. Afinal, melhorar a eficiência significa ter mais possibilidades de lucro, crescimento e sobrevivência. Mas como fazer tudo isso?

O exemplo de grandes empresas mostra que muitas delas buscam consultores externos para ajudá-las a detectar falhas e corrigir processos. A consultoria é um tipo de serviço em que um profissional qualificado e com ampla experiência realiza diagnósticos, levanta as necessidades do cliente, identifica soluções e recomenda ações, conforme destaca Cassiana Buosi, empreendedora e influenciadora da Rede Mulher Empreendedora. “As consultorias ajudam a diagnosticar problemas, a redefinir ou criar uma nova estratégia e a fazer o planejamento de como colocar a estratégia em funcionamento. Existem consultorias que oferecem serviços complementares, como acompanhamento da execução do planejamento, workshops, treinamentos”, diz. Ela esclarece que, em geral, as consultorias não executam o plano.

Assim, os resultados desse tipo de serviço dependem da capacidade do contratante de aceitar mudanças e colocar em prática as ações propostas. “Não adianta contratar uma consultoria e fazer diferente do planejado ou não fazer nada”, avalia.

As consultorias empresariais podem ser realizadas nas mais diversas áreas, como inovação, marketing, finanças, vendas, comunicação e tecnologia da informação. Simone Costa, professora da Trevisan Escola de Negócios e consultora financeira, explica que as consultorias ainda podem contribuir com demandas pontuais. “Há empresas que não têm profissionais para atender diversas áreas, então a intervenção de um consultor é interessante, pois ele atua em projetos que os funcionários não têm condições de absorver.”

Além disso, ela afirma que os consultores oferecem uma visão diferente para o negócio. “O consultor tem um olhar externo, um olhar mais sênior que ajuda a perceber onde estão os problemas. Ele acaba tendo mais legitimidade e autoridade para apontar falhas e propor mudanças, pois as pessoas esperam isso dele”, acrescenta ela, que é doutora e mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP.

Cassiana Buosi diz que, antes de contratar uma consultoria, é importante observar se os consultores têm experiência consolidada e bons resultados no mercado. “É importante conversar com no mínimo três ou quatro consultorias e observar os entregáveis, ou seja, quais serão os resultados da consultoria e todas as etapas do processo”, aconselha, alertando que o serviço não deve ser escolhido só pelo preço, mas pelo retorno que pode gerar.

Para quem serve?

As consultorias não são apenas para grandes empresas. Esse tipo de serviço também pode ajudar pequenos empresários, profissionais liberais e até pessoas físicas. O advogado e consultor jurídico Fabrício Posocco explica que a consultoria na área jurídica ajuda a prevenir problemas futuros e a evitar complicações legais. “O consultor jurídico esclarece assuntos relativos à legislação e ajuda o cliente a cumprir determinados requisitos legais. É o que chamamos de advocacia preventiva, pois o empresário pode se precaver de riscos e gastos futuros”, esclarece ele, que atua no escritório Posocco & Associados Advogados e Consultores.

Segundo ele, as consultorias mais procuradas em seu escritório atualmente são sobre reforma trabalhista, relações de consumo e consultoria tributária. “A consultoria é um serviço para se obter um diagnóstico completo dos problemas, principalmente quando a pessoa não sabe por onde começar”, finaliza.

Negócio na área

Para ser consultor ou consultora, Cassiana Buosi afirma que é fundamental ter bons conhecimentos em gestão de negócios, além de experiência e formação sólida. “É preciso saber sobre planejamento estratégico, conhecer sobre gestão, ter experiência de vida, visão sistêmica e gostar de pessoas”, diz.

Simone Costa, da Trevisan, lembra que os consultores devem ter uma visão mais abrangente e facilidade para se adaptar a diferentes situações. “A consultoria é um serviço customizado, pois cada empresa tem uma necessidade diferente.” Segundo ela, os profissionais precisam ter cuidado com o tempo previsto para cada trabalho e prometer apenas o que poderão cumprir. “Não se pode passar a falsa ideia de que os problemas serão resolvidos como num passe de mágica”, conclui.

Quer aprender a enfrentar as dificuldades do
mercado de trabalho e se tornar uma pessoa vencedora? Então, não perca o
Congresso Para o Sucesso, que
acontece às segundas-feiras, no Templo de Salomão. Para encontrar uma Universal
mais próxima de você, acesse
www.universal.org/enderecos.

Caso queira adquirir o livro “50 Tons Para o Sucesso”, que contém dicas
para a vida profissional e financeira, acesse o Arca Center,
clicando
aqui
.

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Olhar externo ajuda a corrigir falhas em negócios

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games