Como oferecer qualidade de vida para os idosos

Pessoas com 60 anos ou mais serão um quinto da população do planeta em 2050. Conheça o grupo Calebe que oferece apoio material e espiritual a elas



Por Por Michele Roza / Fotos: Cedidas

O número de idosos cresce a cada dia no mundo todo. Segundo expectativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), até o ano de 2050, o número de pessoas com 60 anos ou mais chegará a 2 bilhões, o que representará um quinto da população do planeta. Esse dado corresponde a mais do que o dobro dos 900 milhões de indivíduos nessa faixa etária registrados em 2015.

No Brasil, por exemplo, o mais recente estudo aponta que a população de idosos no País está aumentando. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo IBGE, quem tem 60 anos ou mais já representa mais de 14% da população total brasileira, sendo que há apenas quatro anos esse índice era de menos de 13%.

Grupo Calebe

Embora estejam vivendo mais, há poucas evidências de que os idosos de hoje estejam vivendo com total qualidade de vida. Os sistemas de saúde e de previdência em muitos países ainda não estão preparados para atender a demanda. A população mais velha também sofre, muitas vezes, com o preconceito e a solidão, situações essas que desencadeiam quadros de depressão e abandono.

Por isso, são muito importantes iniciativas que ajudem a aprimorar o cotidiano e o convívio social dos idosos, a exemplo do grupo Calebe, que tem como objetivo vencer qualquer tipo de sofrimento e ajudar os idosos a viver essa fase da vida com muita disposição e alegria.

Criado no Texas, Estados Unidos, em 2009, o grupo – que hoje está presente em todo o Brasil e em mais 30 países – oferece apoio espiritual e material a essas pessoas, além de motivá-las a interagir por meio de novas amizades, participando de atividades de lazer e de ações sociais.

Onde tudo começou

Há 8 anos, o trabalho no Estados Unidos é desenvolvido por centenas de voluntários e tem ajudado milhares de pessoas, cerca de 2.500 em 2017. Recentemente, diversos eventos reuniram os integrantes do grupo para celebrar o Dia Internacional do Idoso e, frequentemente, o grupo também realiza ações sociais. Os voluntários visitam asilos, levando doações como material de higiene pessoal, roupas e alimentos, além de uma palavra de esperança e fé.

Aos domingos são realizadas as reuniões do grupo. Após a oração, eles se reúnem e participam de alguma atividade. Cantam, dançam, fazem gincanas, assistem às palestras de saúde e bem-estar com nutricionistas e outros especialistas e, ainda, realizam um almoço comunitário.

“O nosso objetivo é ganhar as almas que são desprezadas. Alguns idosos sofrem por não terem o amor da família. Muitos reclamam que os filhos já não se importam com eles, por isso, já não querem mas viver. Mas, quando chegamos com uma palavra de fé e oramos por eles, se sentem renovados e amparados”, afirma o pastor Gilmar Silva, responsável pelo trabalho com o grupo Calebe nos Estados Unidos.

Gostou da matéria? Compartilhe nas redes sociais.

Se você quer saber mais sobre o Calebe e fazer parte do grupo, clique aqui e acesse a página oficial do grupo no Facebook.

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como oferecer qualidade de vida para os idosos

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games