O convite para uma nova vida

Maria do Nascimento foi diagnosticada com leucemia, mas venceu a doença por meio da fé

Imagem de capa - O convite para uma nova vida

Após sentir muita fraqueza e cansaço constante, a empregada doméstica Maria do Nascimento (foto ao lado), de 49 anos, procurou um hospital para descobrir o que estava acontecendo. O médico fez alguns exames e a diagnosticou com anemia, que ocorre por conta da falta de glóbulos vermelhos no corpo e causa a redução do fluxo de oxigênio para os órgãos. O ano era 2010 e o profissional prescreveu para Maria um tratamento para o problema.

Ela começou a tomar diversos medicamentos, mas a anemia continuava, assim como as dores nas pernas, o cansaço e a fraqueza. Um dia, durante o expediente, Maria desmaiou e foi levada para o hospital. No entanto, o único problema diagnosticado pelos médicos foi a anemia.

Maria retornou para casa muito debilitada. Não conseguia fazer as atividades de casa nem retornar ao trabalho, pois ficava o dia inteiro deitada. “Eu não aguentava tantas dores pelo corpo, minhas veias pareciam que iam estourar. Meu coração acelerava. Os médicos chegaram a falar que os meus desmaios eram decorrentes de labirintite. Achei estranho e fui procurar outros médicos”, conta.

A irmã dela, ao tomar conhecimento da situação, foi buscá-la em Pernambuco, para que fizesse novas consultas em São Paulo. Na capital paulista, Maria passou por outros especialistas e fez vários exames mais específicos. Uma semana depois, recebeu a notícia: estava com leucemia em estágio avançado. “Fiquei sem chão quando ouvi o médico dizer que estava com essa doença. Eu fiquei perdida sem saber o que fazer”, relembra.

Com o diagnóstico grave de câncer no sangue, a família de Maria decidiu pedir a guarda da filha dela. “A minha família pediu os documentos da guarda da minha filha o quanto antes porque, do jeito que eu estava, eles só esperavam a minha morte.”

Quando já estava se rendendo à doença, Maria recebeu um convite para ir a uma Universal. Apesar de já ter frequentado as reuniões, ela teve certa resistência em ir ao local.

O acompanhamento estava sendo feito na rede pública de saúde e, por conta disso, ela precisou esperar por uma vaga para realizar o tratamento de quimioterapia.

Enquanto esperava, os sintomas só pioravam e, então, ela resolveu aceitar o convite para ir à reunião de cura na Universal. Foi quando recebeu ajuda e orientação para perseverar, fortalecer sua fé e não deixar que nada a abalasse. “Eu despertei para a fé e vi que só Deus ia restaurar a minha saúde. A partir daquele momento, não vi mais limites para obedecer ao que Deus me pedia”, lembra.

Maria entregou sua vida nas mãos de Deus e ficou livre de todos os medos e dúvidas que a rondavam. Ela seguiu sua vida e, com o decorrer dos dias, começou a perceber que o seu corpo estava mudando. Enquanto aguardava a vaga para o tratamento que os médicos indicaram, ela seguiu sua rotina e voltou até a trabalhar. Sentia-se cada vez melhor e mais forte.

Dois meses depois, ela retornou ao especialista com o resultado dos novos exames. Ele se surpreendeu ao ver o seu estado físico, mas duvidou do resultado. Novos exames foram solicitados e comprovaram: o sangue de Maria estava com as taxas normais e não havia nenhum indício da leucemia. Ela estava curada. Os desafios enfrentados a aproximaram de Deus e hoje ela desfruta de uma vida saudável e alegre ao lado da filha.

O que é a Leucemia?

Segundo o Hospital de Câncer de Barretos, a leucemia é um tipo de câncer que se inicia na medula óssea, que é o tecido mole dentro dos ossos responsável por produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. A leucemia surge quando alguma célula sanguínea sofre mutação e se multiplica em mais células doentes.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, em 2016, ocorreram cerca de 10.070 novos casos da doença e que o número de mortes foi de aproximadamente 6.316.

A Universal ensina a prática da fé espiritual associada ao tratamento médico recomendado a cada paciente

Direcionada a quem sofre com uma doença, dores ou problemas de saúde persistentes. Todas as terças-feiras, no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de você. Para saber os horários, acesse universal.org/enderecos

imagem do author
Colaborador

Por Michele Francisco / Fotos: Marcelo Alves e Fotolia