Mensagem libertadora aos presos

Ações do UNP têm ressocializado muitas vidas. Saiba mais

Imagem de capa - Mensagem libertadora aos presos

Recentemente, uma verdadeira caravana de fé passou por inúmeros presídios do interior paulista. O bispo Eduardo Guilherme, coordenador do grupo Universal nos Presídios (UNP), e alguns voluntários, a exemplo do pastor Marcos Datri (ex-preso, na foto abaixo), viajaram centenas de quilômetros e passaram vários dias na estrada, a fim de percorrer esses lugares com um só objetivo: o de levar a mensagem libertadora às centenas de reclusos.

Para se ter uma ideia, em todo o estado de São Paulo, existem hoje 168 unidades prisionais, sendo grande parte delas localizada no interior paulista.

Há pelo menos três décadas, o trabalho de evangelismo da Universal, por meio do grupo, tem acompanhado esses presos e procurado, ao máximo, levar auxílio espiritual e também social, mas não apenas a eles, como também aos familiares.

Presídios como o masculino de Paraguaçu Paulista receberam a visita do grupo. Nele, em especial, além de o bispo Eduardo dar uma palavra de fé em um dos pavilhões, o pastor Marcos também contou a sua história de vida, relembrando os momentos trágicos pelos quais passou, enquanto esteve envolvido no mundo do crime.

O local, inaugurado há mais de 15 anos, tem uma área construída de mais de 8 mil metros quadrados e abriga hoje cerca de 1.600 presos em regime fechado.

Outros presídios como os de Tupi Paulista (Penitenciária Feminina) e Junqueirópolis (masculino), todos nas cidades vizinhas – e que fazem parte da região oeste do estado de São Paulo -, também estiveram na rota do UNP esses dias.

Além de realizarem reuniões com os presos, os voluntários do grupo ofereceram um café aos funcionários da coordenadoria dessa região, cujo responsável é o doutor Roberto Medina, que fica em Presidente Venceslau.

Veja no vídeo abaixo, compartilhado pelo bispo Eduardo em seu perfil no Facebook, um dos momentos em que a equipe viaja de uma cidade a outra:

Primeiro evangelista

Outras regiões também foram visitadas nesta importante caminhada do grupo, como os presídios das cidades de Valparaíso, Avanhandava, Lavínia, Mirandópolis, Araçatuba e Ribeirão Preto, neste último, aconteceu a consagração de um dos colaboradores no Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade.

É que o jovem D. (foto acima, sendo consagrado com óleo) é o primeiro evangelista do grupo dentro de um presídio que, segundo o bispo Eduardo, irá ajudá-los, ainda mais, nessa trajetória de ganhar almas e propagar a mensagem de fé aos companheiros de cela.

Já as reuniões realizadas em Serra Azul, também na região de Ribeirão Preto – comentou o bispo Eduardo – foram extremamente impactantes. “Eles (presos) não queriam que saíssemos do presídio, tamanha alegria de nos receber; foi uma experiência incrível”, concluiu.

Caso queira conhecer outras ações do grupo, acesse e curta a página oficial no Facebook do bispo Eduardo. Outras informações ou como se tornar um voluntário, procure a Universal mais perto de sua casa e se informe com um pastor.

(*) Com informações do grupo Universal nos Presídios (UNP)

imagem do author
Colaborador

Por Ivonete Soares (*) / Fotos: Cedidas pelo grupo UNP