Pais e Filhos: quando o castigo excede os limites

Pai pune filha de 3 anos de forma inconsequente. Saiba o que aconteceu

Quando se fala em castigar o filho por algo podemos pensar em dar uma bronca ou deixá-lo sem algo que gosta, como tevê ou internet. Mas um pai norte-americano passou dos limites ao castigar de forma inconsequente a filha de 3 anos. Wesley Mathews, de 37 anos, mandou que, durante a madrugada, a menina (veja ao lado) ficasse sozinha do lado de fora da casa. O motivo também é banal: ela não queria tomar seu leite. O caso aconteceu na cidade de Dallas, no Texas.

Ele disse à polícia que deixou a menina ao lado de uma árvore, mas ao voltar 15 minutos depois ela tinha desaparecido. Para piorar, o pai também informou que sabia da presença de coiotes na região, de acordo com o Daily Mail. Ele chegou a ser preso, mas foi solto após pagar fiança. Até o fechamento da matéria, a criança ainda não havia sido encontrada.

Castigo x consequência

O caso acima deixou de ser uma tentativa de repreensão para se tornar um crime. Há muitos pais que exageram no momento de castigar os filhos, o que não traz resultados, já que o castigo, por si só, não gera aprendizado algum. “O castigo diz para o filho que se ele não fizer o que você manda ele vai sofrer até te obedecer, que os pais são ditadores, o que estressa a relação entre pai e filho”, reflete o palestrante Renato Cardoso.

Mas se o responsável se preocupa em fazer a criança ou adolescente ser mais responsável, deve repreender com sabedoria e ensinar que todas as suas escolhas têm consequências. “O castigo não ensina a criança a fazer escolhas, tomar decisões por si só. Tirar o celular, por exemplo, não ensina nada para o filho que está desobedecendo os pais. Por outro lado, as consequências mostram que o comportamento dele e as suas escolhas são responsabilidade própria. Ele escolheu, ele fez, então terá de colher os frutos dos seus atos”, explica Renato.

O palestrante ainda sugere uma forma inteligente de plantar essa ideia e ajudar a criança ou o adolescente a ser mais responsável. Assista no vídeo abaixo:

Com a palestra “Transformação Total para Pais e Filhos” você pode aprender esse e outros segredos para lidar com os problemas que surgem em seu lar. Ela acontece aos domingos, às 18 horas, no Templo de Salomão, localizado na Avenida Celso Garcia, 605, no bairro do Brás, zona leste da capital paulista.

Você também pode acompanhar o encontro, ao vivo, pelo Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Foto: Reprodução