O que é o Arrebatamento da Igreja?

Entenda do que se trata esse evento bíblico

Imagem de capa - O que é o Arrebatamento da Igreja?

Você já deve ter ouvido a expressão: “Arrebatamento dos salvos”. Porém, você sabe do que se trata?

Quando o Senhor Jesus ressuscitou, após o sacrifício na cruz, Ele prometeu que retornaria para buscar aqueles que pertencem ao Seu reino (Mateus 16.27-28). Na Bíblia, vemos que a igreja da cidade grega de Tessalônica tinha muitas dúvidas sobre como seria esse acontecimento. Então, o apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu uma carta explicando:

“Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 1 Tessalonicenses 4.15-17

Nesse trecho da carta endereçada aos tessalonicenses que queriam aprender mais sobre os ensinamentos do Senhor Jesus, Paulo esclarece que no dia em que o Salvador voltar, ou seja, no dia do “arrebatamento”, tantos os vivos quanto os mortos, que receberam a Salvação Eterna, se unirão com o Senhor no reino dEle.

Então, quando ocorrerá o Arrebatamento?

Esse evento acontecerá quando o anticristo for autorizado a vir para esse mundo. Ali, será o fim desse mundo. Quando o apóstolo João recebeu a visão de como seria o fim, ele explicou que surgiu um cavaleiro branco – o primeiro de quatro. Esse cavaleiro branco representa o anticristo, que será um líder mundial que levantará o seu reinado sobre as nações com grande velocidade e carisma. Durante os primeiros três anos e meio de seu reinado, ele conseguirá promover a paz mundial, mas nos últimos três anos e meio, ele mostrará a sua natureza diabólica, e desejará ser adorado como um deus (2 Tessalonicenses 2.3-4).

Sobre o arrebatamento e o período de reinado do anticristo, o bispo Renato Cardoso explicou durante a reunião Estudo do Apocalipse: “Jesus disse que o que está por vir, nunca aconteceu. Quando chegar essa última fase da humanidade, essa fase de aflição, esse princípio de dores, haverá tamanha aflição de tal forma que as pessoas vão procurar a morte e não vão encontrá-la. Essa será a situação da humanidade que vai ficar aqui, após o Arrebatamento. E por causa dessa aflição, é que Jesus vai levar a Sua Igreja primeiro, para que ela não passe por essa grande aflição. Quem vai viver essa grande aflição serão os que vão ficar por aqui após o Arrebatamento, são eles que vão passar por essa época de dores, que vão conhecer coisas que nunca aconteceram no mundo, em termos de tragédias e calamidades.”

O bispo esclarece que quando isso acontecer, o Espírito Santo também deixará esse mundo e não poderá mais auxiliar as pessoas que ficarem aqui. Ele ainda complementa: “Se a trombeta soar agora, aqueles que são salvos, imediatamente, serão arrebatados. Ou seja, vão desaparecer diante dos olhos daqueles que ficarem. Haverá um desaparecimento de pessoas em massa, que serão unidas com Deus, junto com os mortos que eram salvos. Todos juntos, encontrarão com Ele nas nuvens. Então, este é o evento chamado ‘Arrebatamento’.”

Reunião Estudo do Apocalipse

Se você deseja aprender mais sobre o Fim dos Tempos, participe da reunião Estudo do Apocalipse, que acontece aos domingos, às 18h, no Templo de Salomão e em toda a Universal. Você pode conferir os estudos anteriores por meio do Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Foto: Thinkstock