Bispo Macedo faz reunião especial no Coreto do Méier

40 anos depois, Bispo volta a pregar no lugar onde a Universal começou

Sábado, 8 de julho de 2017, Rio de Janeiro, bairro do Méier. Na praça principal, o silêncio e a reverência eram as mesmas de quem frequenta o Templo de Salomão. A multidão presente também, mais de 6 mil pessoas concentradas, esperando algo que já entrou para a história da Universal: uma reunião especial com o Bispo Edir Macedo, no Coreto do Méier, 40 anos depois.

Em passos firmes, o Bispo se dirigiu ao local, cumprimentando os presentes, notando pessoas que são “pratas da casa”, isto é, aquelas que estão na Universal desde o início. A alegria por estar ali era notória, tanto no líder da Universal como em cada participante que tinha em seu rosto um largo sorriso.

Ao subir no coreto, o Bispo agradeceu a Deus pelo privilégio de ser um dos Seus escolhidos e poder levar a luz da Palavra de fé aos que vivem na sombra da morte. Após a oração, ele lembrou que, no passado, o local tinha um cheiro desagradável e era ocupado pelos mais desprezados pela sociedade. Ele falou às mais de 6 mil pessoas presentes como tudo começou, lembrando das dificuldades enfrentadas e o que ele encontrou naquele início, ressaltando, porém, que foram exatamente essas dificuldades que colaboraram para que a luz de Deus Se manifestasse na vida dele e, assim, surgisse a Universal.

“Eu não comecei neste lugar movido por uma ambição pessoal, havia mais de 8 anos que eu queria servir a Deus, mas ninguém acreditava em mim, ninguém, só a minha mãe, a minha esposa e, obviamente, o próprio Deus. Na minha época, neste lugar, se juntavam os mais infelizes da vida, e foi pra cá que o Espírito de Deus nos trouxe, e porque foi um desejo de ajudar as pessoas, isso se multiplicou. Quando começamos, vínhamos de fusquinha. Começamos no meio da sujeira, porque assim é o Evangelho do Senhor Jesus. A Bíblia diz que o povo que jazia nas trevas e região da sombra da morte viu grande luz. E a luz se torna mais evidente quando há maior trevas. Quanto maior o problema, maior é a luz de Deus, mais evidente o poder de Deus, para que não fique na dependência de sua própria força”, destacou.

E continuou: “Hoje estamos aqui nesse coreto, que mais parece um coreto de festa, mas na minha época eu gostaria que vocês tivessem visto com os seus próprios olhos o que aconteceu 40 anos atrás. Encontramos aqui pessoas sujas, imundas, fedorentas, pessoas que eram indesejáveis, mas foi aqui neste lugar ermo, difícil, escuro e escuso, que a luz do Evangelho brilhou e fez o que fez”, enfatizou o Bispo.

O Bispo fez questão de ressaltar que aqueles que realmente têm o Espírito de Deus são os que se preocupam com os sofridos mais do que com a própria vida. “Se você quiser ser essa pessoa usada por Deus, a partir de agora, não pense em si próprio, mas pense em fazer aquilo que Deus quer que seja feito: estenda a mão aos desesperados. Mais do que nunca a necessidade é multiplicada pela situação em que o Brasil vive, neste momento cruel, precisamos de gente destemida, que esteja pensando no seu semelhante”, concluiu.

Para finalizar o encontro especial, o Bispo orou pelos que queriam ser usados por Deus e abençoou a todos.

A reunião durou pouco mais de 50 minutos, mas, certamente, ficará marcada na vida de todos que participaram, tanto os presentes no local, como os que assistiram à transmissão ao vivo, pelo youtube, Univer e Canal 21. Confira como foi a reunião:

Homenagens pelos 40 anos

Nesta sexta (7/7), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou selo e carimbo em comemoração aos 40 anos da Igreja Universal. O evento aconteceu no auditório do Templo de Salomão, em São Paulo, e contou com a presença governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), do prefeito São Paulo, João Dória, do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, do presidente dos Correios, Guilherme Campos, entre outras autoridades.

Outra homenagem foi a prestada pelo Congresso Nacional, que realizou um sessão solene no dia 27/6, com a presença de mais de mil pessoas no Plenário da Câmara dos Deputados.

Sobre a Universal

A Igreja Universal do Reino de Deus foi fundada pelo Bispo Edir Macedo, em 9 de julho de 1977.

Atualmente, a Igreja Universal possui 7 milhões de fiéis no Brasil. No restante do mundo, são cerca de 2 milhões de adeptos em mais de 110 países onde a Igreja está instalada formalmente, espalhados por todos os continentes.

São 7.157 templos e catedrais no Brasil, em todas as capitais e na quase totalidade dos municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. No exterior, são mais 2.857 igrejas.

O corpo eclesiástico da Universal é formado por cerca de 240 bispos e 10.000 pastores no Brasil, além de 80 bispos e quase 4.000 pastores no exterior.

Pesquisa inédita realizada em 2016 levantou que, anualmente, os programas sociais mantidos pela Universal atendem mais de 3,4 milhões de brasileiros carentes ou marginalizados.

Os números dos programas sociais da Universal:

PROGRAMA SOCIAL

O QUE FAZ

VOLUNTÁRIOS

ATENDIMENTOS

A GENTE DA COMUNIDADE

Apoio a comunidades carentes

17.543

679.187

ANJOS DA MADRUGADA

Apoio a população de rua

16.016

560.152

CALEBE

Apoio a idosos

11.400

386.854

FORÇA JOVEM

Apoio a jovens

170.099

837.469

LER E ESCREVER

Alfabetização e cursos profissionalizantes

230

4.382

PRESÍDIO

Ressocialização de encarcerados

10.000

837.746

RAABE

Apoio a mulheres vítimas de violência doméstica

1.740

55.634

T AMAR

Apoio a mulheres que são mães

7.965

26.166

VÍCIO TEM CURA

Grupo de apoio a dependentes e viciados

9.000

55.000

TOTAL

243.993

3.442.590

Dados históricos sobre a Universal você pode obter no portal http://sites.universal.org/universal40anos/

Confira mais um vídeo sobre a reunião do Bispo Edir Macedo no Coreto do Méier:

imagem do author
Colaborador

Por Cinthia Meibach e Ivonete Soares / Fotos: Divulgação Igreja Universal