Socorro: meu casamento está em crise

Veja os sinais de que uma união está mal e saiba que vale a pena resgatar o amor que havia no início da relação

Imagem de capa - Socorro: meu casamento está em crise

Existem casais que não sabem lidar com a crise que pode surgir ao longo dos anos e, para dar um fim aos conflitos, optam pela separação. Segundo levantamento de 2015, o mais recente do IBGE, o número de divórcios cresceu 160% no Brasil, passando de 130,5 mil, em 2004, para 341,1 mil em 2014.

Ao passar por uma crise, os parceiros se questionam sobre como o amor que existiu no começo da relação se desgastou. Na realidade, o amor está sufocado entre tantos problemas como desprezo, traição e infidelidade. No vídeo 3 Opções para Casais em Crise, divulgado no blog da escritora Cristiane Cardoso, ela e o marido, o também escritor Renato Cardoso, alertam que a primeira atitude para salvar o relacionamento é reconhecer que ela vai mal.

Segundo Cristiane, crise é quando a situação parece estar fora de controle. Há perda de interesse pelo que acontece com o outro e o casal não dorme mais no mesmo quarto ou no mesmo horário. “O casal não consegue mais conversar, falar o que sente, chegar a um acordo. Estão tão afastados que ficam indiferentes um ao outro”, comenta.

Renato completa que, quando a crise se instala, geralmente o casal guarda raiva um do outro e “o único sentimento que prevalece é de querer dar o troco, é fazer pirraça. A pessoa é normal como todas as outras fora dali, mas, quando entra em casa, ela é diferente”, afirma o escritor.

E, a partir desse momento, o comum é não enxergar solução para os problemas no relacionamento e achar que a união não vai mais dar certo. Para o palestrante, o casal tem três opções. A primeira é não fazer nada, ficar indiferente com a situação e esperar que o outro tome atitude primeiro, porém “quanto mais tempo você leva para agir sobre seu casamento, mais difícil fica para resolver a situação”, completa.

A segunda é desistir, pedir o divórcio e em seguida ter que lidar com a divisão de bens e guarda dos filhos.
Contudo, a terceira opção é tentar algo que nunca foi feito: lutar pela restauração da relação. “Salvar seu casamento é algo valioso, é uma coisa que merece tempo e investimento”, orienta Cardoso.

Postar coisas na internet contra o parceiro, dando indiretas e expor suas frustrações para outras pessoas não ajuda em nada. “Você tem que lutar contra o problema, não contra seu marido, contra sua mulher”, adverte.

Um ditado popular diz que o amor vence tudo, entretanto “o amor só vence quando a gente luta, quando a gente batalha contra o ódio, contra o divórcio, contra a traição, contra tudo o que não presta, aí sim o amor vence, mas sozinho, sem que alguém faça algo, o amor não pode vencer”, conclui o palestrante.

Confira alguns sinais de um relacionamento abalado

– Vocês não conseguem mais dialogar

– Vocês vivem brigando

– Vocês vivem se separando

– Vocês estão indiferentes um ao outro

– Vocês estão empurrando o casamento com a barriga

– Vocês vivem de aparências

– Vocês raramente têm intimidade sexual

Para saber mais como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Vieira / Foto: Fotolia