Meu parceiro mudou depois de casado

Veja os conselhos de Renato e Cristiane Cardoso

Imagem de capa - Meu parceiro mudou depois de casado

O namoro é a fase de ficar atento a alguns importantes sinais para que não haja surpresas após o casamento. No entanto, pelo fato de negligenciarem essa etapa, muitas pessoas se casam com um completo desconhecido e têm surpresas desagradáveis. Esse é o dilema da aluna, que não quis se identificar e a quem chamamos Amiga, que os professores Renato e Cristiane Cardoso aconselharam. Confira a seguir.

Amiga – Sempre os acompanho e gosto muito das aulas, mas fico em dúvida quando falam que devemos atentar a alguns sinais antes de nos casarmos. Meu questionamento é que muitas vezes a pessoa mostra quem realmente é quando se casa e não no namoro. O que fazer quando a pessoa muda de comportamento depois do casamento e nos torna vítimas de uma situação desconhecida?

Renato – É verdade que algumas pessoas mostram como são depois do casamento, mas isso ocorre porque houve falhas durante o namoro. A não ser que você esteja namorando com alguém que é um enganador profissional, pois ele demonstra ser quem não é. Se você está namorando e faz o que deve ser feito em um namoro eficaz, então não há como não conhecer a pessoa em um período de no máximo dois anos. Falamos sobre isso no nosso livro Namoro Blindado: como você deve testar, procurar saber mais da pessoa e “puxar a ficha dela”. Se você procurar agir de acordo com as dicas que estão no livro, abrirá seus olhos para o amor inteligente e conhecerá melhor a pessoa durante o namoro. Contudo, se você só está pensando em paixão, beijo, abraço e amasso, em ir ao restaurante e ao cinema com ele, se torna cega para muitas verdades sobre seu parceiro e quando se casar vai se deparar com a dura realidade. Não sei se este é o seu caso, mas, se você nos pergunta como deve lidar ao se tornar vítima de uma situação desconhecida, é porque possivelmente você já esteja passando por isso. E com certeza esse problema aconteceu porque lá atrás você acabou levando gato por lebre.

Cristiane – Nós temos visto muitas pessoas fazendo isso, pois infelizmente a maioria não conhece o amor inteligente. Elas mantêm o relacionamento pela paixão e acabam se enganando lá na frente. Só que, depois do casamento, você não pode simplesmente jogar tudo para o alto. Você tem que ver o que fazer para que seu companheiro mude o comportamento dele. É claro que é um erro pensar que vai mudar o marido. Esse é um erro muito comum entre as mulheres. Na verdade, você precisa ver o que pode fazer para ajudá-lo a mudar. Por exemplo, ficar reclamando, de cara feia, chorando e fazendo birra não adianta. O segredo é ver o modo como você está agindo. Por exemplo, se tem sido muito ansiosa, agressiva na forma de falar com ele ou muito impulsiva e essas atitudes têm atrapalhado o seu marido.

Renato – Algumas mudanças deverão ser feitas mesmo depois do namoro blindado, mesmo depois do casamento. Vocês terão desafios na vida a dois, terão que fazer ajustes, terão encontros e choques de personalidade e isso tudo precisará ser ajustado. Eu diria que, em 95% a 98% dos casos, você terá que aprender a lidar como as diferenças de forma eficaz para que esse problema seja eliminado de vez.

Cristiane – Até porque você também tem outro lado que ele também não conhecia.

Renato – É claro, existem situações mais graves. Por exemplo, você se casou pensando que ele era homem e depois do casamento descobriu que ele é homossexual. Provavelmente, o casamento não dará certo. Afinal, ele mentiu para você durante o namoro, é uma pessoa mentirosa. Esse casamento tem que ser anulado porque foi baseado em uma mentira. Então, há certas coisas que dão a você o direito de desfazer o casamento. Agora, na maioria das vezes, você pode aprender a usar uma ferramenta para esses problemas: a “Terapia do Amor”. Trata-se de uma palestra para casais e solteiros para que aprendam a recomeçar. Você está precisando participar delas, já que não está sabendo lidar com essa nova informação em seu relacionamento. E mais: se você não souber como prosseguir daqui em diante, esse casamento vai acabar, como muitos têm acabado no primeiro ano.

O Godllywood visa auxiliar mulheres em toda e qualquer situação, desde que ela deseje realmente ser auxiliada e moldada para uma mulher melhor. Conheça mais sobre o grupo e saiba como participar dos projetos clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaela Dias / Foto: Fotolia