Austrália tem a maior taxa de suicídio masculino dos últimos 13 anos

O que isso pode nos ensinar?

Imagem de capa - Austrália tem a maior taxa de suicídio masculino dos últimos 13 anos

A ONG australiana Man Up lançou, recentemente, a campanha “Fale”, na internet, incentivando os homens a expressarem o que sentem quando algo não vai bem. O objetivo, segundo a organização, é cortar a atual taxa de suicídios masculinos na Austrália, que é a maior dos últimos 13 anos.

Acredita-se que os homens, ao contrário das mulheres, demoram muito para procurar por ajuda quando tudo vai mal. E quando alguém percebe que há algo de errado, eles já optaram por tirar a própria vida, achando que assim resolverão o problema.

Parte disso acontece por causa da natureza do homem. Não é apenas algo cultural, não se trata apenas do valor social de que “homens não choram”, mas é cientificamente comprovado que o cérebro de homens e mulheres funciona de maneira diferente, independentemente da cultura em que se está inserido.

Lidando com os problemas de maneira inteligente

Os homens preferem resolver a situação ao invés de chorar e desabafar sobre a vida, procuram por soluções práticas, sentem-se mal quando não podem prover a família, quando os filhos não os respeitam e quando a esposa não os valoriza. Por isso, muitos homens deixam o orgulho falar mais alto quando enfrentam problemas. Pensam: “eu preciso ser forte” ou, “não posso perder o controle, eu sei o que estou fazendo”.

Esse comportamento traz algumas vantagens diante dos desafios da vida, pois, para vencê-los é preciso autoconfiança, coragem, força, raciocínio prático e controle emocional. Entretanto, ele também traz algumas desvantagens, como, por exemplo, faz os homens se tornarem pessoas duras e sem empatia para com os outros, eles sentem dificuldade de desenvolver o convívio em sociedade e com a família e não expressam o que estão pensando e sentindo, tratam a esposa e os filhos com desrespeito e imprudência, perdem a paciência com facilidade e, consequentemente, tornam-se pessoas frustradas.

O escritor e palestrante Renato Cardoso orienta, em seu blog pessoal, que os homens precisam ter um comportamento equilibrado e buscar por novas formas de pensar.

“Filhos homens precisam que seus pais sejam próximos, abertos ao diálogo. Pais precisam ser exemplos para ganharem o respeito de seus filhos, para que esses os admirem e busquem os seus conselhos. Homens precisam ser mais humildes e identificar mentores em quem possam se espelhar. Mulheres precisam incentivar os seus maridos e filhos a desenvolverem amizades com homens exemplares, mais maduros. Mulheres precisam entender que não é pelo muito falar que vão convencer; se ele parou de ouvir, pare de falar.”

Se você, homem, consegue perceber que tem agido de maneira errada para com a sua família ou tem guardado dentro de si muitos pensamentos ruins e sente-se esgotado por causa disso, procure por ajuda em Deus. A Bíblia diz: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a e andes humildemente com o teu Deus.” Miquéias 6.8

Participe também do Projeto IntelliMen, que tem como objetivo auxiliar os homens a se tornarem ainda mais inteligentes, capazes de construir uma vida feliz e de qualidade. Clique aqui e acesse a página oficial do grupo no Facebook.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Foto: Reprodução Man Up