Universal nos Presídios oferece curso e entretenimento a detentos no Maranhão

Ações promovem interação, união e ainda ajudam a descobrir talentos escondidos. Saiba mais

Imagem de capa - Universal nos Presídios oferece curso e entretenimento a detentos no Maranhão

A violência é parte do cotidiano dos presos em todo o Brasil, com um sistema prisional caótico, marcado principalmente pela superlotação. Assim, a reintegração dos apenados à sociedade torna-se um grande desafio.

Desafio esse enfrentado há cerca de 8 anos pelos voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP) do Maranhão, executando projetos em prol do bem-estar dos presos no estado, bem como de seus familiares.

Arte

O grupo é coordenado pelo pastor Venino Aragão de Souza (foto abaixo), que há algum tempo, visando auxiliar ainda mais quem está restrito às grades, decidiu criar e oferecer a eles um curso de artes plásticas, ministrado pelo próprio pastor, que antes de se tornar um pregador da Palavra de Deus executava a profissão de artista plástico.

“Nesses 8 anos, observei a forma como os internos eram capacitados, e a arte despertou-me para um diferencial, pois hoje posso levar um pouco do meu conhecimento em artes plásticas para eles, sempre utilizando como base a Palavra de Deus”, comentou o pastor, que iniciou o curso com os presos no antigo CDP de Pedrinhas, localizado na capital, São Luís, que hoje leva o nome de Unidade Prisional de Ressocialização (UPR).

Para ele, a atividade permite a descoberta de talentos escondidos. “Ministro aulas de desenho e pintura em tela e telhas. Atualmente a oficina de artes contempla vários internos”, ressalta o pastor.

Esporte

Com o objetivo de promover a integração dos detentos por meio do esporte, o UNP também organizou, na mesma unidade prisional, um torneio de futsal entre eles.

Durante toda a atividade, os presos se mantiveram motivados, integrados, vivendo momentos de descontração. Eles estavam uniformizados e as partidas foram amigáveis, durando cerca de 5 horas. Como premiação foram entregues exemplares do livro “Nada a Perder 3”, do bispo Edir Macedo.

“O esporte, seja qual for a modalidade, é uma excelente ferramenta de união, entretenimento, que estimula a disciplina e o companheirismo entre os participantes. Por esse motivo, além do trabalho evangelístico que executamos por lá, procuramos também realizar eventos especiais, a fim de fortalecer a união entre todos”, ressaltou o pastor Venino, lembrando que o UPR abriga hoje 480 homens cumprindo pena.

Ao final da atividade esportiva, os internos receberam orações especiais e ouviram uma Palavra de fé, a fim de refletirem sobre a vida, o perdão e a Salvação da alma.

Quer saber mais sobre o trabalho da Universal nos Presídios pelo Brasil? Acesse o blog oficial do grupo, clicando aqui. Curta também a página do UNP no Facebook, em https://www.facebook.com/programamomentodopresidiario/?fref=ts.

(*) Com informações do grupo Universal nos Presídios (UNP) do Maranhão

imagem do author
Colaborador

Por Ivonete Soares (*) / Fotos: Mídia UNP-MA