Aprenda a superar uma traição

Entenda como agir nessa situação

Imagem de capa - Aprenda a superar uma traição

A britânica Lyn McGirr, de 44 anos, mãe de cinco filhos, resolveu emagrecer, na tentativa de salvar o seu casamento, que estava ruim. Com uma dieta, ela eliminou cerca de 50 dos 133 quilos que tinha. Porém, durante a fase de emagrecimento, ela percebeu que o marido, Peter, estava agindo de maneira estranha e desconfiou.

Em entrevista a um jornal britânico, Lyn disse que a desconfiança começou ao perceber que, mesmo nos momentos em que saiam juntos, ele estava sempre olhando para outras mulheres. Além disso, ele não percebeu a mudança de peso dela, que obviamente era notória.

A britânica começou a investigar e encontrou um celular “secreto” do marido, com inúmeras conversas dele com diversas mulheres. Ao ser questionado, ele admitiu que a traia. Ela o perdoou, mas, pouco depois, ele a traiu novamente. Feliz consigo mesma, Lyn resolveu não aceitar mais a traição e pediu o divórcio.

Saiba como agir

Constantemente, mulheres reclamam da traição de seus parceiros. Mas isso não acontece apenas com elas. Há muitos homens que são traídos também.

Em postagem em seu blog pessoal, a escritora e apresentadora do Programa “The Love School – A Escola do Amor”, Cristiane Cardoso, explica que, às vezes, a traição dá sinais com antecedência, e é quase que um alívio descobrir que as suspeitas estavam certas. Mas, na maioria das vezes, ela vem de surpresa, quando a pessoa menos espera, e quem é traído entra numa mistura de raiva, tristeza e decepção.

Contudo, não adianta agir com emoção. Após a infidelidade, a primeira atitude é reconhecer que a culpa não é sua. “A traição não tem justificativa. Por mais que você tenha tido os seus erros e eles possam ter contribuído, eles não são os culpados”, destaca Cristiane.

A segunda atitude é mudar a fase de sua vida. “Nessa nova fase, não queira fazer e viver como se nada tivesse acontecido, isso é se autoiludir. Você já foi enganada (o) uma vez, não queira se enganar também. Isso quer dizer que você terá que fazer alguns ajustes na sua rotina, se atentar mais para si mesma (o), e ver o que você pode tirar de proveito dessa situação”, ensina a escritora.

Foi o que Lyn fez ao perceber que todos os esforços não estavam adiantando para salvar o casamento dela. Porém, é preciso ter mais cautela nos próximos relacionamentos. Não acredite em paixão, entusiasmo, euforia, pois isso é algo carnal, ao contrário do amor. Aproveite o tempo para cuidar de você e investir na sua satisfação pessoal, afinal, uma pessoa só consegue fazer outra feliz se a felicidade habitar, primeiramente, dentro dela.

Sobre o perdão

O perdão foi a primeira atitude da britânica quando descobriu as traições do marido, mas não adiantou. É possível sim perdoar uma traição, mas, para que haja realmente uma nova chance de a coisas se acertarem, coloque ao seu parceiro, ou parceira, condições para que a vida a dois continue, e deixe claro que se a traição se repetir, não haverá outra chance. Não basta apenas aceitar ou pedir perdão, é preciso demonstrar arrependimento e mudar de atitude.

Se você tem tido problemas na vida a dois, participe da Terapia do Amor, que acontece todas as quintas-feiras, na Universal. Você também pode conversar agora mesmo com um Pastor Online e receber uma orientação espiritual.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Foto: Thinkstock