O caminho da fé não tem facilidades

Ele é árduo, e foi o que Deus escolheu para salvar a humanidade

Imagem de capa - O caminho da fé não tem facilidades

Deus não concede a fé para tornar a vida do ser humano aqui na Terra mais fácil. A fé tem a finalidade de capacitar os filhos de Deus para enfrentar e vencer o reino das trevas e, sobretudo, conquistar o Reino dos Céus.

Jesus em nenhum momento disse que tornaria a vida dos Seus seguidores mais fácil. Ao contrário, Ele alertou que o caminho que conduz à Vida Eterna é apertado, que a porta é estreita, e são muito poucos os que entram por ela.

Abraão, seguindo a direção de Deus, pela fé, saiu de Harã e foi para a terra de Canaã. Porém, quando veio a fome naquele lugar, ele se deixou levar pela dúvida e pelo medo e, sem consultar a Deus, decidiu buscar alimento no Egito. Por causa dessa atitude enfrentou muitos problemas naquele lugar.

“Se ele tivesse consultado a Deus com certeza Deus iria mostrar o caminho, a solução, para se manter naquela terra e sobrepujar a fome. Mas em vez disso ele desceu ao Egito por conta própria e lá teve que mentir, teve de se separar da mulher que tanto amava. Ele gemeu porque apelou para a mentira. Aí ele aprendeu que o caminho da fé não tem mentira, não tem facilidade. O caminho da fé tem sacrifício”, destacou o bispo Macedo, recentemente, durante Palavra Amiga transmitida pela Rede Aleluia de rádio.

É isso que acontece todas as vezes que uma atitude é tomada sem a direção de Deus. E o diabo sempre criará situações para que isso aconteça, e se a pessoa não estiver atenta, vivendo a fé, certamente cairá em suas armadilhas e acabará aceitando as sugestões de facilidades que contrariam a fé, mas que ele apresenta de forma sutil e sorrateira.

“Nada é mais difícil do que a conquista da Salvação”

A fé é a maior ferramenta contra o inferno, porém, ela nunca levará a pessoa para o caminho mais fácil, mas para o caminho do sacrifício, da luta, do esmero, da entrega total. “É para isso que Deus nos deu a fé”, ensina o bispo. “Para que nós venhamos, sobretudo, tomar posse da Vida Eterna. Porque nada é mais difícil do que a conquista da Salvação”, afirma.

Essa é a razão de haver tantas pessoas desviadas da fé. Pessoas que um dia estiveram na fé, mas não se mantiveram nela, não a sustentaram e, por isso, hoje se encontram caídas no meio do caminho. São pessoas que vacilaram na fé e se acomodaram, porque aproveitaram a chance do caminho fácil.

O caminho da fé é um caminho árduo, e foi o caminho que Deus escolheu para salvar a humanidade. Ele teve de enviar o Seu Filho ao mundo para salvar aqueles que nEle creem. Se tivesse um outro caminho, com certeza teria seguido. Mas Ele teve de optar pelo sacrifício, o sacrifício de Jesus.

Portanto, não adianta tomar atalhos. É preciso negar a nossa vontade, o nosso eu diariamente, e carregar a cruz, seguir os passos de Jesus. Fácil? Não. Mas é o preço para se viver a fé genuína, viver na verdade. E para isso é preciso ser autêntico, sincero. E essa sinceridade tem de ser refletida do lado de fora.

Muitas pessoas estão prostradas, caídas à beira do caminho, porque têm vivido uma fé falsa, emotiva, que conduz ao caminho da facilidade, e por isso não encontram forças para se levantar. Somente imbuídos de uma fé sacrificial estaremos aptos a enfrentar o diabo, o mundo, o inferno, e tudo o que vier contra a nossa fé.

Para ouvir as mensagens do bispo Macedo, clique aqui.

Compartilhe nas redes sociais.

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal / Foto: Thinkstock