A fé de uma verdadeira dama

Ester Bezerra, esposa do bispo Edir Macedo, lança biografia em todo o Brasil

Imagem de capa - A fé de uma verdadeira dama

Uma igreja presente em mais de 150 países, a segunda emissora de tevê do País, uma rede de rádios, milhões de livros vendidos em todo o mundo. Como você imagina que deve ser a esposa do homem à frente de tudo isso? Uma mulher perfeita?

Bem, essa mulher é a escritora Ester Bezerra, esposa do bispo Edir Macedo, e quem já leu a biografia dela se surpreendeu com as revelações: as lutas que enfrentou sempre ao lado do marido; os momentos em que teve que viver a mesma confiança na Palavra que ela ensinava para tantas pessoas; os desafios da maternidade; as inseguranças como mulher. Tudo isso relatado em 236 páginas de “A Dama da Fé”, um livro que fará qualquer leitora terminar tendo a clara sensação de que o fardo da perfeição tão exigida por elas mesmas e pela sociedade foi tirado de seus ombros, e o que importa é a qualidade da fé que você apresenta a Deus.

Aliás, foi sobre essa qualidade de fé que a escritora falou para milhares de mulheres presentes no Templo de Salomão, na capital paulista, com transmissão por videoconferência para todo o Brasil, durante a reunião mensal do Godllywood, neste dia 8 de outubro, ao mesmo tempo em que a biografia era lançada, em todo o Brasil, nas sedes da Universal.

Por causa do encontro, a escritora não esteve presente durante a sessão de autógrafos no Templo – fato pelo qual logo pediu desculpas no início da reunião –, mas foi representada pelas filhas, Cristiane Cardoso e Viviane Freitas, e por algumas amigas, entre elas Fátima Bassini, esposa do bispo Clodomir Santos, atual responsável pelo trabalho da Universal no Brasil.

“A mulher precisa saber o papel dela ao lado do marido”

Muitos dos relatos contidos no livro foram uma surpresa até mesmo para as filhas da escritora. Viviane Freitas, a caçula, conta que o que mais admirou na obra foi a forma como a mãe soube lidar com as situações difíceis. “Uma pessoa que não se rendeu – e ela não revelou isso mostrando com palavras o quanto era forte. Suportou tudo sozinha. Ela é segura no relacionamento dela com Deus. Não precisa da afirmação das pessoas”, destacou.

A também escritora Cristiane Cardoso, primeira filha, revelou que, ao ler as histórias anteriores a “Ester mãe”, não teve como conter as lágrimas. Para ela, as lutas que a mãe enfrentou calada em sua adolescência foram como um preparo para as que enfrentaria no futuro, como mãe e esposa. Cristiane destacou a importância de as mulheres lerem o livro para entenderem o seu verdadeiro papel: “A mulher precisa saber o papel dela ao lado do marido. Que tipo de esposa ele precisa, o que ela pode fazer para a vida dele ser melhor. Isso não é ser capacho ou inferior, e sim querer fazer feliz a pessoa que ela tanto ama.” Cristiane ressaltou também que ser forte, principalmente nos momentos difíceis, não é ser uma mulher de ferro. “A fé faz qualquer mulher, mesmo com todas as suas fraquezas, ser forte.”

Mulheres de todas as idades participaram do lançamento da biografia na capital paulista. A secretaria Sheila Martins, de 28 anos, estava surpresa com tudo o que estava lendo. “Me chama atenção a fé que ela tem, que na verdade ela foi descobrindo à medida em que as lutas foram acontecendo”, ressaltou.

Convertida há mais de 20 anos, a auxiliar de enfermagem Edna Fragoso, de 61 anos, disse que não tem como não querer saber sobre a história da dama da fé. Ela, que tinha acabado de adquirir o livro quando conversou com a nossa reportagem, falou sobre a expectativa em relação à leitura: “Aprendizado. Ela tem muito o que passar.”

”A Dama da Fé” já está disponível nas principais livrarias de todo o Brasil e também pelo Arca Center. Adquira já o seu exemplar e surpreenda-se com o que a confiança em Deus pode fazer você alcançar em sua vida.

imagem do author
Colaborador

Por Núbia Onara / Fotos: Demetrio Koch e Marcelo Alves