FJU no combate ao sedentarismo no Nordeste brasileiro

Centenas de pessoas praticaram atividades físicas ao ar livre. Saiba como foi

Imagem de capa - FJU no combate ao sedentarismo no Nordeste brasileiro

Mais de 45% da população brasileira é sedentária, segundo dados do Diagnóstico Nacional do Esporte, realizado pelo Ministério do Esporte. A pesquisa, que amplia e detalha as informações sobre a cultura esportiva no País, tem intuitos semelhantes aos dos projetos do grupo Força Jovem Universal (FJU), principalmente o de incluir o esporte no cotidiano dos brasileiros.

Por isso, no último dia 4 de setembro, o projeto Cidadania do FJU Bahia reuniu centenas de pessoas em atividades de combate ao sedentarismo. O evento foi realizado em diversos lugares, como, por exemplo, o Parque da Cidade e o Caminho de Areia, ambos na capital, Salvador, e na conurbação entre as cidades de Juazeiro (Bahia) e Petrolina, no interior de Pernambuco.

Segundo o pastor Diego Alves, responsável pelo grupo na região, praticar exercícios hoje em dia é uma tarefa difícil, pois uma rotina atarefada como a que a maioria das pessoas leva no trabalho, escola e em casa acaba prejudicando a inserção de atividades para uma vida mais saudável. “Alguns jovens não são estimulados a praticar atividades dentro de casa. Preocupam-se muito com a vida financeira e amorosa, mas acabam deixando a saúde por último”, ressalta.

Templo do Espírito Santo

O principal objetivo da ação foi mostrar para o jovem que, além de cuidar da alma, ele não deve descuidar do seu corpo, que é templo do Espírito Santo, e, por isso, também devemos zelar por ele da melhor maneira possível.

Além de atividades físicas em grupos e ao ar livre, os participantes da ação também receberam atendimento gratuito de equipes de saúde, com aferimento de pressão arterial e medição do Índice de Massa Corporal (IMC), que indica se a pessoa está abaixo, acima ou no peso ideal, conforme a sua estatura.

“O exercício faz parte de um conjunto que inclui a alimentação e tem que ser regular. Por isso é muito importante conscientizar e despertar a atenção das pessoas sobre o que elas costumam esquecer devido à correria do dia a dia”, ressaltou a jovem Carolina Dias, de 28 anos, que participou das atividades no dia do evento.

Quer saber mais sobre as ações do grupo Força Jovem Universal? Procure uma Universal mais próxima de sua casa ou clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Cedidas