Você controla suas emoções ou é controlado por elas?

Veja o que o relacionamento da atriz Lindsay Loran pode nos ensinar

Imagem de capa - Você controla suas emoções ou é controlado por elas?

Cenas e relatos de violência contra mulheres sempre chocam. Não é por acaso que posts sobre o tema são replicados infinitamente na internet. O último a virar assunto entre os internautas envolveu a atriz Lindsay Lohan, de 30 anos. (foto ao lado) Famosa por se envolver em polêmicas de todo tipo, ela colocou em seu perfil, na plataforma Instagram, uma mensagem relatando o fim de seu relacionamento com o noivo depois de ser agredida por ele.

Ela e o milionário russo Egor Tarabasov, de 22 anos, se conheceram em uma festa de amigos e, depois de cinco meses de namoro, anunciaram o noivado. Amigos disseram que ela estava completamente apaixonada pelo rapaz. Em sua conta no Instagram, Lindsay não economizava nas legendas, fazendo declarações de amor ao magnata. Quem olhasse as fotos do casal, acharia, com certeza, que se tratava de um belo conto de fadas, com cenas em festas e iates de luxo e muita diversão. Só que não.

De conto de fadas ao drama

Depois de quase seis meses juntos, o relacionamento tomou contornos de drama quando a artista resolveu falar sobre a situação que viviam aos fãs e contar que o noivo a traiu com uma prostituta russa. Esse teria sido o motivo da briga dos dois nas areias da praia da ilha de Mikonos, na Grécia. Depois disso, houve outro evento, desta vez na mansão de Lindsay, em Londres, local em que vizinhos testemunharam o pedido de socorro da atriz, que gritava que o noivo queria matá-la. Em 26 de julho, o jornal Daily Mail fotografou Egor tirando seus pertences da casa de Lindsay.

Não se pode dizer se o relacionamento deles chegou ao fim. O que pode ser dito é que, por mais que tivessem tudo para dar certo, como fama, dinheiro e beleza, outros aspectos podem ter determinado o final da relação. Lindsay, como se sabe, tem um histórico de envolvimento com drogas e também registros de prisão.

Você é o que você faz?

Em maio de 2010, Lindsay faltou a uma audiência e por isso foi obrigada a usar um bracelete que detecta o nível de álcool no sangue. Em julho, foi finalmente condenada a 90 dias de prisão por ter faltado às aulas de reabilitação. Após cumprir parte da pena, ela foi internada compulsoriamente em uma clínica de reabilitação, mas, posteriormente, não passou em um teste periódico de dosagem sanguínea de drogas e acabou presa novamente. Em seu Twitter, a atriz confessou, pela primeira vez, ser usuária de drogas e pediu ajuda aos fãs. Depois de pagar uma fiança de US$ 300 mil, ela obteve liberdade condicional, mas não poderia frequentar clubes noturnos nem ter contato com usuários de drogas.

Ao que parece, a pretensão dela era ficar bem, até que conheceu Egor. Sabe-se pouco sobre ele. Mais jovem do que Lindsay, ele se mostra também imaturo para ter um relacionamento com qualquer pessoa, afinal, bater em mulher é coisa do século passado. Ao agredir a atriz, seja lá qual for o pretexto que ele tenha tido ou para tentar justificar essa ação equivocada, ele demonstra total falta de controle sobre suas emoções. E parece que Lindsay concorda com essa última afirmação. Um representante da atriz disse ao New York Post que ela acredita que Egor têm problemas de controle de raiva e gostaria que ele fizesse terapia. “A verdade é que eu quero que as coisas deem certo, só não sei como fazer. Preciso de um tempo. Sei que não sou um anjo, mas estou tentando consertar as coisas. Não posso aceitar certas atitudes, não sou uma mulher fraca e não quero ser a vítima que baixou a cabeça e voltou atrás. Acabou”, disse a atriz.

Impulso versus controle

Egor, com certeza, tanto quanto Lindsay, necessita de ajuda para tentar resolver seus problemas de autocontrole. As emoções são forças poderosíssimas e muitas vezes determinantes para o que acontece em nossas vidas. Baixa autoestima, recordações, falta de perdão, problemas econômicos, familiares e de saúde são circunstâncias nas quais surgem esses sentimentos negativos. A Bíblia nos ensina que quem deve controlar a nossa vida e nossas emoções é o EspíritoSanto, como descrito em Gálatas 5:22: “Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”.

Perder o controle pode ser um problema ainda maior do que o fim de um relacionamento. Sem controle e sob a jurisdição das emoções, as decisões passam a ser impensadas e equivocadas. Os resultados podem ser desastrosos. Primeiro se perde a confiança e o amor de quem nos ama. Depois, pode se perder tudo: dinheiro e emprego, entre outros. Emoções negativas, como a ansiedade, a depressão, a ira, a raiva, o rancor, o orgulho, a culpa e a solidão, são estados de espírito egoístas que não afetam apenas você, mas também as pessoas à sua volta, sua família e seus amigos.

imagem do author
Colaborador

Por Eduardo Prestes / Fotos: