Como lidar com as redes sociais na vida a dois

Pesquisas afirmam que a internet tem facilitado casos extraconjugais e gerado desconfiança entre os casais. Encontre o equilíbrio e se proteja das traições on-line

Imagem de capa - Como lidar com as redes  sociais na vida a dois

Você já discutiu com o parceiro porque não gostou do que ele curtiu no Facebook ou no Instagram? Ou porque ele adicionou uma pessoa do sexo oposto que você não conhece nas redes? Se você nunca passou por isso, deve conhecer alguém que já tenha vivido problemas relacionados ao mundo on-line. Estamos na era da internet e as redes sociais têm causado muitos estragos na vida amorosa, revelam os estudos. Uma pesquisa conduzida por psicólogos e divulgada na revista Psychology of Popular Media Culture mostrou que 75% das 143 mulheres entrevistadas consideraram que o uso excessivo dos celulares e da internet está afetando sua vida amorosas e reduzindo o tempo que passam com o parceiro.

Outro dado, também relevante, é o de uma análise feita recentemente sobre casos de divórcio que ocorreram na Itália. Segundo a Italian Association of Matrimonial Lawyers, as redes sociais impulsionaram a infidelidade no país. O Whats-App, por exemplo, tem sido apontado como pivô de 40% dos divórcios.

Equilíbrio no acesso

Se o acesso do seu parceiro às redes sociais tem incomodado você, é preciso conversar abertamente sobre o assunto com ele. A escritora Tânia Rubim deixa claro que a traição começa com uma atitude e, por isso, é importante que observemos o que fazemos on-line.

“A pessoa que continua a ter amizade muito próxima com pessoas do sexo oposto vai causar ciúme no outro. Isso é evidente. Não que não se possa ter amigos, mas tudo tem um limite e cada coisa tem seu devido lugar. Atualmente, há muitas tentações e até mesmo traições por meio das redes sociais. Então, é melhor vigiar”, diz.

Contudo, o problema não é acessar a internet, mas a forma que ela é utilizada. Por isso, Tânia explica que é preciso ter equilíbrio. “Todos sabemos que através das redes mostramos quem somos e o que está dentro de nós. As pessoas formam uma imagem a nosso respeito simplesmente pelo que escrevemos, pelos comentários que fazemos e pelas fotos que compartilhamos”, acrescenta.

Ela deixa algumas dicas do que nunca se deve fazer: “não podemos esquecer de ter etiqueta também no Facebook, no Twitter, no Instragram, etc. Etiqueta é um conjunto de regras de comportamento e engloba boa educação, equilíbrio, bom senso, sensibilidade e respeito. Que tal revisar as suas páginas e seu comportamento nas redes?”, sugere a escritora.

E também vale a pena refletir se não está na hora de deixar o celular no bolso enquanto estiver com o parceiro, de retomar o hábito de se sentar à mesa e perguntar como foi o dia dele ou dela e passar uma noite agradável com o seu marido ou sua esposa.

Para fazer dos recursos modernos aliados do seu relacionamento, é essencial buscar o equilíbrio. Ao mesmo tempo, se o seu cônjuge não tem respeitado você, quem sabe não seja a hora de exigir mudanças reais.

Para saber mais como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

imagem do author
Colaborador

Por Ana Carolina Cury / Fotos: Fotolia