A capacidade de dar a outra face

A personagem Aruna, da novela “A Terra Prometida”, tem despertado a admiração de todos pelo seu caráter. Assista ao vídeo e entenda o motivo

Imagem de capa - A capacidade de dar a outra face

Recentemente uma cena da novela “A Terra Prometida” chamou atenção dos telespectadores e repercutiu nas redes sociais.

Quem acompanha a novela tem visto o quanto Aruna, interpretada pela atriz Thais Melchior, tem sido vítima dos maus tratos de Samara, interpretada pela atriz Paloma Bernardi. Esta, motivada pelo sentimento de inveja que a corrói, não perde uma única oportunidade de insultar, ofender e destratar a irmã de criação. Aruna, por sua vez, sempre reage de forma branda, temperada e tolerante. Em nenhum momento ela se deixa levar pelas emoções, em vez disso, age racionalmente, sem se alterar, o que acaba deixando a irmã ainda mais enfurecida diante do seu autocontrole e inteligência emocional.

Se Aruna já despertava a admiração de todos pelo seu caráter e pela sua conduta, mesmo tendo que conviver diariamente com o desprezo e os insultos de Samara, depois dessa cena ela despertou ainda mais a admiração de quem tem acompanhado a sua trajetória.

Porém, dessa vez a irmã passou dos limites ao agredi-la com um tapa no rosto.

Assista ao vídeo e veja a reação de Aruna diante da agressão:


Mesmo tendo a autorização do pai para revidar o tapa, para surpresa de Samara, Aruna escolheu fazer diferente: “Não é porque Samara errou que eu também vou errar. Uma agressão não justifica a outra”, justificou.

Ela teve a oportunidade de pagar com a mesma moeda, mas se negou a fazer. Disse não mesmo que por dentro suas emoções estivessem gritando sim. Abriu mão do direito de revidar, concedido pelo próprio pai, para ser justificada e vingada pelo próprio Deus. Como está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. (Romanos 12:19)

Quem já não sentiu o sangue ferver ao ser caluniado, ofendido ou humilhado, não é mesmo? Quando somos prejudicados e nos fazem algum mal, imediatamente somos tomados por sentimento de indignação e revolta e, sem que nos demos conta, aquele desejo de vingança vem à tona. Em alguns casos ele surge de forma sutil, em outros, porém, de forma bem evidente. Faz parte da natureza humana. A natureza pecaminosa.

Mas talvez você realmente não deseje o mal a quem lhe feriu, mas por outro lado, você é do tipo que não leva desaforo para casa. E o que é isso senão também uma forma de vingança?

É muito comum ouvirmos frases como: “Se gritar comigo, grito mais alto ainda”; “Bateu, levou”; “Eu sou muito boazinha, mas não pisa no meu calo não” e assim por diante. Frases ditas de “boca cheia” e até com orgulho.

Essa é a lei que rege esse mundo: “Olho por olho, dente por dente”. Ou seja, dar o troco, revidar, pagar na mesma moeda.

De fato, era assim no princípio, na época da lei. Mas, Jesus veio e nos ensinou a fazer exatamente o contrário. Durante o sermão da montanha, descrito na Bíblia, no livro de Mateus, Suas palavras causaram impacto, quando ordenou:

“Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?” (Mateus 5:39-47)

Por isso, a importância de buscar o Espírito Santo, porque a pessoa sozinha dificilmente terá o domínio próprio necessário para não ceder as emoções. Ela pode até tentar, mas o sentimento de vingança falará mais forte. Mas quando ela tem dentro de si o Espírito Santo ela tem o caráter de Deus e, por isso, age como Aruna, contraria a sua própria vontade para agradar a Deus.

E você, como tem reagido diante das ofensas?

Reflita: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus (Mateus 5:20)

Se você deseja ter um caráter excelente, como o de Aruna, participe da Noite da Salvação, que acontece todas as quartas na Universal. Clique aqui para localizar o endereço de uma Igreja mais perto de você.

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal / Foto: Reprodução