"Ela tem seus motivos do passado"

Em entrevista à Folha Universal, a atriz Beth Goulart dá pistas do porquê da implicância de sua personagem Léia com Aruna na novela A Terra Prometida

Imagem de capa - "Ela tem seus motivos do passado"

Pela primeira vez no ar em uma história bíblica, a atriz Beth Goulart define seu trabalho na novela A Terra Prometida como um grande desafio. Na trama da Rede Record, ela interpreta Léia, uma mulher disposta a tudo para que a filha Samara (Paloma Lombardi) conquiste o guerreiro Josué (Sidney Sampaio).

Em entrevista à Folha Universal, Beth conta detalhes da personalidade de Léia. “Ela é uma mãe dedicada aos filhos e apaixonada pela Samara, que é a filha mais nova. Ela quer que a moça se case com o Josué de qualquer maneira e não vai medir esforços para atingir esse objetivo. Com isso, ela acaba sendo um pouquinho vilã nessa situação. Afinal, Josué se apaixona por Aruna (Thais Melchior), uma pessoa com quem Léia implica muito”, esclarece.

Passado

Desde os primeiros capítulos, Léia trata a filha adotiva Aruna com desprezo e rispidez. Beth afirma que o passado ajuda a explicar algumas atitudes da personagem. “Ela tem seus motivos do passado. Sempre que vê Aruna, ela fica mexida com essa história”, diz.

Questionada se a relação entre as duas tem semelhanças com a história de Cinderela, ela diz que sim, mas destaca que os conflitos não se limitam ao conto de fadas. “Tem um pouquinho disso, mas o desafio é não ficar só nisso. Quando o pessoal entender o porquê de ela ser assim com a menina, que não é algo gratuito, tudo vai fazer um pouco mais de sentido. Mostramos o outro lado da personagem também”, revela. Além da vilania, a atriz lembra que a novela apresenta momentos dramáticos e bem-humorados de Léia.

Luta diária

Beth conta que a inspiração para interpretar uma hebreia na TV partiu do texto escrito por Renato Modesto e de reflexões sobre o que era ser mulher naquela época. “Nesses personagens a gente vivencia um pouco do arquétipo das mulheres. A gente busca dentro da gente mesmo uma referência dessas mulheres fortes, que tinham que ser guerreiras também. A gente fala de uma história de guerra, de homens que vão para o campo. Mas essas mulheres ficam vivendo outro tipo de guerra: a guerra do cotidiano. É uma conquista, uma luta também. Elas têm que lutar para conseguir água, para conseguir comida, para manter a casa, costurar o próprio tecido para fazer a roupa e para manter a família”, detalha.

A atriz garante que a trama é capaz de encantar até aqueles que conhecem bem as histórias narradas na Bíblia. “De certa forma, o público até conhece a história, mas fica curioso para saber como vamos contar determinados momentos importantes e acaba se surpreendendo com novas histórias que não estão na Bíblia”, conclui. A Terra Prometida vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h30, na Rede Record.

imagem do author
Colaborador

Por Rê Campbell / Foto: