O bem mais precioso que alguém pode ter

Você sabe qual é ele? Confira

Imagem de capa - O bem mais precioso que alguém pode ter

“Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele.” Lucas 16.19

O trecho bíblico acima foi extraído da história contada pelo Senhor Jesus sobre o rico e o mendigo. Nessa parábola, há dois elementos que são facilmente destacados: um é sobre a vida terrena e o outro é sobre a vida após a morte.

De um lado, temos o homem rico, que tinha qualidade de vida e saúde, porém, ao final da história, descobrimos que ele morreu e foi para o inferno.

E do outro lado, temos o homem pobre, conhecido como Lázaro, que em vida sofria em miséria sem ter o que comer e cheio de enfermidade, de modo que os cães lambiam as feridas da pele dele. Ele, contudo, ao morrer foi para o Céu.

Uma pessoa cheia de si

Na história, o Senhor Jesus destaca que o homem rico usava “linho fino” e “púrpura”, ou seja, era uma pessoa que gostava de mostrar aos outros o dinheiro que possuía por meio das roupas que usava. Era alguém cheio de si e que, além disso, não se interessava pelos princípios de Deus ou pela Salvação espiritual.

Como observa o bispo Clodomir Santos sobre essa passagem: “A maneira dele de se vestir mostra que ele buscava a glória dos homens. Ele vivia para si, ele vivia para a sua glória. E não há condição pior do que essa.”

Faltava ao rico o desejo de se aproximar de Deus e de Seus mandamentos.

A miséria que vem da falta de fé

Por outro lado, o homem pobre, embora tivesse sido salvo pelo Senhor, viveu em meio à miséria aqui na Terra. Provavelmente, ele não era feliz por causa do sofrimento em sua vida e as doenças em seu corpo talvez o incomodassem.

É por isso que o apóstolo Paulo, observa no livro de Romanos, no capítulo 14, entre os versículos 1 ao 5, que, mesmo sendo pessoas salvas, há os que tem fé para comer apenas legumes e há os que tem fé para comer de tudo.

O bispo Clodomir acrescenta sobre esse trecho: “Por qual razão Lázaro era uma pessoa salva – quando ele morreu vieram os anjos para levá-lo para a presença de Deus -, mas que vivia na miséria? Por que um salvo pode viver doente? Por que a vida de muitos salvos é marcada por desilusões e derrotas? É porque essa pessoa não assume a sua condição de fé. Pois, quando ela assume essa posição de fé e toma uma posição sobre o que está prometido (na Palavra de Deus) a transformação acontece na vida dela.”

A Salvação de uma pessoa não determina se ela será rica ou pobre em vida, mas se, após a morte, ela estará nos Céus com o Senhor. Por isso, também é importante que os salvos usem uma fé viva para ter o melhor dessa Terra, além da Salvação Eterna.

Para aonde irá a sua alma?

Entretanto, de todos os aprendizados que podemos extrair dessa comparação feita pelo Senhor Jesus, a principal delas é que não importa se a pessoa é rica ou pobre materialmente, a Salvação da alma deve ser o principal objetivo a ser alcançado.

Se você deseja alcançar a Salvação do Senhor Jesus para a sua vida, participe da Noite do Noivo que acontecerá nessa quarta-feira, às 20h, em toda a Universal. Veja o endereço mais próximo de sua casa aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Foto: Thinkstock