De miserável da zona rural a grande empresário

Conheça a história do sul-africano que venceu na vida, após conhecer a Universal

Imagem de capa - De miserável da zona rural a grande empresário

Siviwe Mpengesi saiu de Nqamakhwe, vila pobre da África do Sul, porque não queria mais que sua família vivesse na miséria. Aos 24 anos de idade, o jovem não teve a oportunidade de estudar formalmente, pois, além de viver em uma região que oferece poucas oportunidades de estudo formal, teve que trabalhar desde cedo para ajudar no sustento de sua casa.

Desembarcou na Cidade do Cabo, capital sul-africana, sem emprego, sem estudos e sem dinheiro. Deixou sua vila natal, situada na província Cabo Oriental, apenas com a vontade de transformar a vida de sua família de uma vez por todas.

Em uma região em que até mesmo pessoas com ensino superior completo tinham dificuldades para encontrar emprego, as chances estavam todas contra Mpengesi, mas ele não se rendeu. Após alguns meses de procura, conseguiu um trabalho como segurança, com um salário mensal equivalente, na época, a 270 reais.

“Eu passei cinco anos vivendo em um imóvel de um quarto, apertado com minha esposa e meu filho”, conta ele. “Meu salário não era o suficiente para cuidar de minha família. E foi então que eu me revoltei contra a minha pobreza”.

A mudança

A transformação na vida de Mpengesi veio quando um amigo o convidou para conhecer a Universal local. Ali, ele conheceu o cristianismo, converteu-se e entendeu a fé, grande poder que carrega dentro de si, bastando apenas recorrer a Deus para utilizá-lo.

Movido pela certeza de que era capaz de mudar a própria situação, Mpengesi foi atrás de uma entrevista com uma das maiores redes de supermercados da África do Sul. A proposta foi a seguinte: Mpengesi conseguiria recuperar 5.000 carrinhos perdidos na cidade. Obviamente, o gerente duvidou. Entretanto, diante da confiança e da insistência de Mpengesi, aceitou o acordo.

“O gerente ficou surpreso quando eu cumpri minha promessa”, relembra o rapaz. “Utilizando minhas conexões na cidade, cumpri o contrato, recebendo 12 mil randes”.

Esse dinheiro, conquistado com muito esforço, equivalia a cerca de 3.400 reais, na época. O rapaz utilizou o valor para abrir sua própria companhia de seguranças, a Chippa Security Services. Mpengesi relembra:

“Quando eu iniciei minha empresa de segurança poucas pessoas e empresas queriam trabalhar comigo, isso porque eu era um recém-chegado na indústria. Mas eu tive fé e acreditei em Deus para alcançar o sucesso!”.

Sendo um rapaz sem estudo, vindo da zona rural, foi preciso batalhar bastante para conquistar clientes. Participando sempre das reuniões da Universal, Mpengesi contava com os conselhos dos pastores e, especialmente, com o fortalecimento cada vez maior de sua fé.

Com o trabalho árduo do novo empresário, a empresa conseguiu se estabilizar, oferecendo, inclusive, a oportunidade de ampliar os negócios. Hoje, Mpengesi é responsável por empregar mais de 3 mil pessoas em todo o país, nas áreas de segurança, construção civil, vestuário e, até mesmo, um time de futebol, o Chippa United, que após ser assumido pelo rapaz alcançou a liga principal do futebol sul-africano.

Recentemente, Mpengesi deu seu testemunho diante de centenas de pessoas na Universal e, hoje, ele é considerado um exemplo para os jovens. Em um país em que a discriminação racial e pobreza marcam a História, esse homem conseguiu, com o apoio de Deus, livrar sua família da miséria e, mais do que isso, tornar-se um dos empresários mais bem-sucedidos de seu país.

Se você também precisa vencer obstáculos que parecem impossíveis de serem transpostos, visite a Universal mais próxima e perceba como você também é capaz de utilizar sua fé para vencer na vida.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Reprodução Youtube