Exercitar a gratidão é um modo de fazer o bem

Potencialize características que te levem a ser uma pessoa de sucesso

Imagem de capa - Exercitar a gratidão é um modo de fazer o bem

Quantas vezes você já disse obrigado hoje, e a quem? Exercitar a gratidão é um modo de fazer o bem e de se aproximar verdadeiramente das pessoas e de Deus. Não somente dizer aquele “obrigado” por educação, mas aquele que nos faz repensar no que já conquistamos na vida e continuar em busca do sucesso.

“Ser grato pelo que se tem não é o mesmo que se conformar com o que se tem. A pessoa de sucesso valoriza o que alcançou e, principalmente, a sua mudança interior, por menor que ela tenha sido. Cada pequeno passo dado deve ser comemorado e valorizado para motivá-lo a dar o próximo passo”, diz o palestrante Jadson Edington, em seu livro “50 tons para o Sucesso”.

Ser grato a tudo o que já conquistou até então não significa estar conformado com o que se tem no presente e, por isso, deixar de ter sonhos e metas. Ao contrário disso, a gratidão renova e estimula a conquista de mais coisas. “Não viva focado apenas no que ainda não conseguiu alcançar. Ao ser grato pelo que já alcançou, você aumenta sua motivação para alcançar muito mais”, afirma o palestrante.

A gratidão também faz bem para diversos aspectos da saúde física e mental de uma pessoa, assim influenciando o tipo de comportamento que ela terá em relação à vida. Entre os benefícios estão aumento dos níveis de entusiasmo, determinação, atenção e energia. Esses estímulos funcionam tão bem para nós mesmos como também para os que nos cercam.

“Algumas estratégias para ampliar essa percepção de gratidão incluem observar as coisas ao seu redor, substituindo o impulso de criticar pelo novo hábito de procurar aspectos positivos e elogiar”, explica Edington.

O ato de demonstrar gratidão torna as pessoas mais felizes. “Não economize um elogio pensando que a pessoa não fez mais que a obrigação. Mesmo o que é obrigação pode ser remunerado com um sorriso, um agradecimento, um elogio, um gesto de apreciação. Isso incentiva a repetição do comportamento”, reitera o palestrante.

Quando se é grato por aquilo que já se conquistou e também pelo que recebe dos outros, como um elogio, estará predisposto para o sucesso, pois, características como determinação e foco são potencializadas com a gratidão.

Por isso, pratique a gratidão. Você pode escolher um momento tranquilo e fazer disso uma atitude diária.

Se você quer aprender a ser grato também na vida e conhecer outros ensinamentos que levem ao sucesso, leia mais no livro “50 tons para o sucesso”. Adquira o seu exemplar pelo Arca Center agora mesmo.

Participe também das palestras do Congresso para o sucesso, no Templo de Salomão, às segundas-feiras, às 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e, especialmente, 22h. Ou em uma Universal mais próxima de você (clique aqui para ver o endereço).

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Thinkstock