Aprenda a dizer não para o seu filho

Se você costuma sempre dizer sim, cuidado: isso não é amor

Imagem de capa - Aprenda a dizer não para o seu filho

Ao contrário do que possa parecer, dizer não para um filho pode ser um ato de amor.

A princípio o não pode até provocar tristeza e certa frustração na criança, mas os benefícios a longo prazo valem o sacrifício.

Para muitos pais, negar algo aos filhos é um verdadeiro martírio, principalmente quando eles têm condições de atender ao pedido da criança.

Eles até tentam dar uma de durões, mas basta um pouco mais de insistência, uma pitada de manha – os pequeninos são experts nisso – ou uma bela dose de drama – tática própria dos adolescentes –, e lá estão os pais satisfazendo os caprichos do filho.

Falham quando agem dessa forma, pois com essa postura possivelmente estarão formando adultos intolerantes, incompreensivos e egoístas, incapazes de se colocar no lugar do outro.

Imponha limites

Para a psicóloga Margarida Luzia dos Santos Antunes Chagas, a criança que tem limites torna-se um adulto com capacidade de enfrentamento, com alto grau de tolerância a frustrações e, dessa forma, é claro, uma pessoa mais feliz em seus diversos papéis.

Os pais que estabelecem limites para os filhos, ensinando-os a ouvir e aceitar um não, certamente farão dele um adulto preparado para enfrentar e superar os obstáculos que a vida lhe impuser.

Entretanto, nos dias de hoje não basta dizer não, é preciso explicar a razão. Frases como “eu sou seu pai”, “eu sou sua mãe”, “eu que mando aqui”, “não e acabou”, não funcionam mais.

“Hoje os filhos têm acesso a um mundo de informações que nós não tínhamos quando crianças. A voz que tinha influência sobre nós quando éramos crianças era a voz dos nossos pais. Hoje nossos filhos têm milhares de vozes para ouvir; internet, tevê, em todos os lugares. Quando os pais hoje dizem: ‘Não pode e ponto final’, os filhos vão dizer: ‘Mas por que não?’; ‘Por que fulano pode?’ Então não basta dizer não, você tem que explicar a razão de forma que faça sentido para a criança ou para o adolescente. Sua argumentação deve satisfazer a curiosidade ou os porquês do seu filho”, esclareceu o apresentador Renato Cardoso durante o quadro “Dicas para pais & filhos”, do programa “Escola do Amor Responde, transmitido de segunda a sexta, às 20h, pela Rede 21, e que todas as sextas-feiras aborda o tema transformação de pais e filhos.

Vale lembrar a orientação que a Palavra de Deus dá aos pais quanto à educação dos filhos:

“Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.” Colossenses 3.21

E ainda:

“A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.” Provérbios 29.15

Quer aprender mais sobre a relação entre pais e filhos? Participe da Transformação Total de Pais e Filhos, que acontece todos os domingos, às 18h, no Templo de Salomão.

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal / Foto:Thinkstock