thumb do blog Bispo Macedo
thumb do blog Bispo Macedo

Tribulação

Os cristãos, nos dias do império romano, passaram por esse tipo de tortura por não aceitarem a...

Imagem de capa - Tribulação

A origem da palavra tribulação vem do latim tribulatio.onis, tendo como sinônimos: apertura, martírio, tortura, aflição, agonia, angústia, tormento, atribulação e dor.

Tribulação era uma forma de tortura usada nos anos medievais. A pessoa era colocada no chão sobre suas costas e pesos eram colocados sobre seu peito, um após o outro, até que a pessoa não conseguisse mais respirar e chegasse ao ponto de ser esmagada viva.

Os cristãos, nos dias do império romano, passaram por esse tipo de tortura por não aceitarem a idolatria aos imperadores e governadores da época. As opções eram somente duas: negar a fé e se ver livre da tribulação ou assumir a fé e ser esmagado vivo.
O apóstolo Paulo escreve aos Coríntios sobre essa tortura, chamando-a de leve e momentânea tribulação:

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” (2 Coríntios 4:16-18).

As torturas não tinham nada de momentâneas e tampouco eram leves. Além de constantes, causavam um imenso martírio, mas é exatamente assim que os nascidos de Deus viam as torturas, como leves e momentâneas, afinal a força produzida pelo Espírito Santo dentro deles era muito superior à falta de ar causada pelos pesos ou à dor de suas costelas se quebrando, ao passo que pesos eram acrescentados.

Enquanto a tribulação (tortura) causava feridas, dor e fraqueza física, o homem interior, ou seja, aqueles que eram espirituais, se alegravam, pois estavam cientes do que os aguardava no Reino dos Céus. Por esse motivo, não negavam a fé, mesmo sabendo que seriam torturados, às vezes, até a morte. A única forma de se livrarem da tribulação era negando a fé, mas isso, para um nascido de Deus, é IMPOSSÍVEL!

Quem é de Deus sabe o que o aguarda após a sua morte. Os pesos das aflições irão produzir um peso muito maior e duradouro: a salvação eterna!

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;” (vers. 17).

Você já se fez essa pergunta: por que o Senhor Jesus não fazia algo para remover esses pesos? Porque tirá-los, seria como remover a cruz do Senhor Jesus. Entendeu? Sem cruz não há sacrifício, sem sacrifício não há salvação!

“Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem.” (vers. 18).

O nascido de Deus não se atenta para as aflições, injustiças e perseguições, pois ele sabe o que o aguarda após as tribulações ou até mesmo após a morte! Isso é profundo demais para o homem natural entender. É loucura, da mais pura!
A diferença entre o cristão verdadeiro e o cristão pirata se via no momento da tribulação, pois o nascido da carne negava a fé e fugia.

Assim, é no momento da tribulação que conhecemos quem somos de verdade. Era assim no passado e assim continuará sendo até a vinda do nosso Senhor!

Por isso lutamos para que todos recebam o Espírito Santo, pois somente Ele é capaz de nos sustentar no momento do aperto.
A tribulação que você está enfrentando, no momento, vai mostrar se você é nascido de Deus ou da carne.

Deus o abençoe!

imagem do author
Colaborador

Bispo Marcelo Pires