thumb do blog Bispo Macedo
thumb do blog Bispo Macedo

Cuidado com o Judas

Servir a Deus vai muito além de simplesmente fazer o trabalho...

Imagem de capa - Cuidado com o Judas

Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.  Atos 1.25

É sufocante, triste e constrangedor para uma pessoa estar em um determinado lugar e sentir-se como um peixe fora d’água. O que dizer daquela que exerce determinada função que nada tem a ver com os seus princípios e formação?

Certamente, ela deve sentir-se deslocada, insatisfeita e com um desânimo muito grande, como se estivesse todos os dias carregando um fardo em suas costas. Ela até consegue realizar o seu trabalho, porque aprendeu como executar bem as suas funções, porém, o seu pensamento está sempre em outra coisa, desejando estar em outro lugar.

Imagino como Judas devia sentir-se ao lado do Senhor Jesus e dos demais discípulos, uma vez que ele não era sincero. Ele andava com os discípulos, se comportava como um deles, curava, libertava as pessoas de demônios e até levava a Palavra do Senhor Jesus aos aflitos, porém, as suas atitudes eram cheias de hipocrisia e falsidade. Judas nunca abandonou seus projetos pessoais, nunca entregou sua vida de fato e de verdade ao Mestre.

Acredito que em sua mente deva ter passado o seguinte pensamento: “Este não é meu lugar”. Afinal, suas atitudes e reações mostravam exatamente isso, pois em vez de se preocupar com os sofridos, Judas se preocupava mais em roubar a bolsa das ofertas. Veja:

Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava. João 12.6

Judas andou com o Senhor Jesus; O conheceu na Sua intimidade; teve grandes experiências com o Seu Poder, ouviu palavras maravilhosas de Sua boca que não foram escritas nos Evangelhos; O serviu por um tempo, mas a verdade é que ao lado do Messias nunca foi o seu lugar. A sua avareza e a sua falsidade o levaram para o seu próprio lugar.

Saiba que servir a Deus vai muito além de simplesmente fazer o trabalho ou seguir uma direção que lhe é passada. Servi-LO significa ter intimidade com Ele, executar a Sua vontade, pensar como Ele pensa, negar-se a si mesmo, não viver mais para este mundo e não ter mais projetos ou sonhos pessoais.

Servi-lO também significa amá-LO a tal ponto que nada do que é feito para Ele é cansativo ou se torna um fardo com o tempo. Pelo contrário, a cada dia se torna mais agradável e prazeroso dedicar a própria vida em favor do Seu Reino.

O verdadeiro servo quer estar onde o Seu Senhor está, ou seja, junto aos aflitos, perdidos e necessitados (Isaías 57.15).

O verdadeiro servo não pensa em si mesmo, não está preocupado com o seu futuro nem sequer onde estará amanhã. Suas malas estão sempre prontas. Aliás, ele está sempre pronto para ser enviado para qualquer lugar do mundo, porque o seu desejo é estar onde o seu Senhor quer que ele esteja. É a única coisa que importa! E por causa desse desejo de fazer sempre o que Lhe agrada, ele jamais se sentirá deslocado, nem sequer injustiçado, porque a sua maior alegria é servi-LO e honrá-LO.

Quem serve a Deus com sinceridade e deseja agradar a Ele acima de todas as coisas, tem o privilégio de poder estar em Sua presença, ser guardado e guiado por Ele. Por isso, não há dúvida nem medo de se entregar à Sua Vontade. Pelo contrário, há fé, segurança, certeza e paz de estar no lugar certo fazendo a vontade de seu Senhor.

Não há nada, nem sequer um trabalho neste mundo que esteja à altura do privilégio de ser servo do Altíssimo. E ainda que venham lutas e perseguições, a recompensa que vem do Alto é infinitamente maior do que toda e qualquer aflição. É uma honra estar no lugar onde Deus escolheu para servirmos a Ele.

E aqueles que são de Deus permanecem até o fim, preste atenção neste texto de 1 João 2.19:

Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem nos abandonado revela que nenhum deles era realmente dos nossos.

Que Deus Ilumine o seu entendimento e abençoe a todos os que creem!