Mobilização ajuda vítimas das fortes chuvas na Bahia

Universal arrecada mais de 150 toneladas de alimentos para distribuir entre os desabrigados e necessitados

O número de pessoas atingidas pelas chuvas registradas na Bahia entre o fim de 2021 e o início de 2022 já chega a 850.325, mas a estatística trágica não para por aí: 26 pessoas morreram, 520 ficaram feridas e 164 municípios estão em situação de emergência. A quantidade de desabrigados (pessoas que perderam seus imóveis) já chegou a 26.534, enquanto o total de desalojados (quem perdeu suas casas, mas foi alocado por familiares) atingiu 61.551, segundo dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), divulgados no dia 7 de janeiro.

Diante da catástrofe que atinge a Bahia, a Universal se propôs a ajudar. De acordo com o Bispo Sergio Corrêa, responsável pelo trabalho evangelístico da Universal na Bahia, a gravidade do que estava acontecendo motivou a ação: “a ideia surgiu imediatamente após tomarmos conhecimento da situação pela qual o povo na região sul e extremo sul da Bahia estava vivendo”.

Segundo o Pastor Kênio Rezende, responsável pelo Grupo Arimateia na Bahia, que coordenou a ação, os alimentos foram arrecadados na Record TV, na Rádio Sociedade e nas Igrejas de Salvador: “cada Universal se transformou em um ponto de arrecadação para receber as doações, com alimentos não perecíveis, água e materiais de higiene para ajudar aos desabrigados”. De acordo com ele, o material começou a ser recebido em 19 de dezembro e a arrecadação foi concluída no dia 28. “Mais de 150 toneladas de alimentos foram arrecadadas e lotaram seis caminhões. Dois foram para Itabuna, um dos municípios mais atingidos, dois para Ilhéus e outros dois para Itamaraju. Também fizemos distribuição de cestas básicas em Jequié e Vitória da Conquista, além de Eunápolis.”

O Pastor explica ainda que todos os grupos da Universal na Catedral da capital baiana também participaram dessas ações: “Foi um grande mutirão com empenho de todos os voluntários das igrejas e até de pessoas de fora da instituição em apoio à causa. Nas cidades atingidas também contamos com os grupos da Universal para descarregar e distribuir o que foi arrecadado.”

O Bispo Sergio Corrêa explica que ajudar quem necessita de forma urgente é uma das bases da Palavra de Deus e da Universal: “a instituição está sempre pronta para socorrer os aflitos e os desesperados e para ajudar em qualquer situação, seja no aspecto espiritual, que é o nosso carro-chefe, seja no aspecto social também. Estamos monitorando o trabalho no extremo sul da Bahia e, caso necessário, vamos continuar trabalhando para tentar suprir a necessidade desse povo que está sofrendo com essa enchente”.

Você também pode ajudar quem necessita. Para isso, realize sua doação por um dos canais abaixo.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: cedida