Urias: Sua lealdade e seu amor foram pagos com traição

Entenda por que esse personagem da série Reis tem uma representação Divina

Imagem de capa - Urias: Sua lealdade e seu amor foram pagos com traição

Até que se tornou o personagem envolvido, involuntariamente, no pecado de Davi, a Bíblia não fala muito de Urias, que é interpretado na série Reis pelo ator Roger Gobeth. Mas o pouco que ficou registrado mostra muito como era seu caráter. Ele fazia parte do seleto grupo dos guerreiros de Davi (2 Samuel 23.39) e uma das características mais marcantes naqueles homens era a lealdade e o prazer de servir à nação e ao rei. A Bíblia também menciona muitas vezes a sua origem quando diz “Urias, o heteu” e não devemos tratar essa informação apenas como um simples dado genealógico. Ela traz implícita uma explicação sobre Urias: apesar dele ser estrangeiro (do povo heteu), o seu nome é hebraico e significa “minha luz é o Senhor”, revelando que, apesar de ser de outra localidade, ele tinha escolhido servir ao Deus de Israel.

Entretanto o valente Urias receberá destaque não por ganhar alguma batalha, mas pela traição de que foi vítima por parte do rei Davi, a quem era tão leal. Urias é casado com Bateseba (Paloma Bernardi), filha de Eliã (Fifo Benicasa), que também fazia parte do grupo de valentes de Davi, e neta de Aitofel (Marcos Winter), conselheiro do rei. Ou seja, ele não era uma pessoa desconhecida, muito menos do rei Davi (Cirillo Luna).

Mas a Bíblia deixa registrado que essa informação foi ignorada pelo monarca que, ao avistar a esposa de Urias se banhando, pediu que a trouxessem e se deitou com ela. Davi só não contava que o seu erro teria uma consequência: Bateseba ficou grávida. Então, tentando ocultar o erro, o rei pediu que tirassem Urias da guerra com a intenção de mandá-lo para casa. Assim, Urias se deitaria com a esposa e, quando soubesse que a mulher estava grávida, pensaria que o filho fosse dele.

No entanto o plano não deu certo. Urias não achou justo descansar e ter prazer com sua esposa enquanto seus companheiros permaneciam na guerra (2 Samuel 11.11). Não vendo outra maneira de ocultar seu erro, Davi, então, tramou a morte de Urias e deu ordens ao comandante do Exército para que o colocasse na frente da batalha para que morresse (2 Samuel 11.15). Assim, Bateseba ficaria viúva, ele a tomaria por esposa e ninguém desconfiaria que aquela gestação fora consequência de um adultério.

A injustiça, porém, não passou despercebida aos olhos de Deus, que, depois, enviou o profeta Natã a Davi para confrontá-lo. E, apesar de perdoar o pecado de Davi mediante o reconhecimento e arrependimento do seu erro, Deus deixou claro que graves consequências viriam sobre ele e sua família e que o que ele fez em oculto seria exposto diante de todo Israel.

A lealdade de Urias e a injustiça cometida contra ele não foram esquecidas. Tanto é que na genealogia de Jesus, quando é falado na Bíblia de Salomão, há o registro de que a mãe dele foi mulher de Urias (Mateus 1.6).

Amor de verdade
Com a distorção de valores que a sociedade tem vivido, é comum que as pessoas não vejam vantagem em agir com justiça, por causa dos danos que podem sofrer. Muitas afirmam equivocadamente que o “bonzinho” sempre se dá mal, que quem ama demais é quem sofre e que o traído sempre é o alvo das piadas e não o traidor. É possível que muitos olhem para Urias e o vejam como um “bobo” que em troca de lealdade recebeu a traição.

Mas, em suas redes sociais, a autora da série, Cristiane Cardoso, disse que, para ela, Urias é um exemplo do amor de verdade que poucas pessoas têm ou conhecem. Ela comparou as características do nobre e valente guerreiro com as características do amor descritas em 1 Coríntios 13.4-8). Por isso, o personagem tem uma representação Divina, já que, de igual modo, Deus nos ama, independentemente de não merecermos esse amor. “Ele sofreu muito e, aparentemente, perdeu, mas não com Deus que o justificou não só diante de todos em sua época, mas até hoje ao contarmos a sua história. Quem ama assim, normalmente, não merece o retorno que tem dos outros e ainda tem que aturar aqueles que o veem como um bobo. Mas bobo é quem tira proveito de quem ama assim. Ah, se as pessoas fossem um pouquinho mais como o Urias”, disse Cristiane.

A série Reis vai ao ar simultaneamente na Record TV e no Univer Vídeo, de segunda a sexta-feira, às 21h, e os capítulos ficam disponíveis na plataforma Univer Vídeo e você pode vê-los quando preferir.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Fotos: Blad Meneghel