Ansiedade e depressão como efeito da pandemia
Em 2020 a venda dos principais ansiolíticos tiveram alta de 4,26% em relação a 2019
Em janeiro de 2019, um trabalho feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou o Brasil como o país com maior número de pessoas com ansiedade em todo o planeta: 18,6 milhões (9,3% da população). E com a pandemia de Covid-19, o número parece ter aumentado.
De acordo com o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), da Anvisa, houve aumento da venda de remédios para o controle da ansiedade em 2020, os quais somaram 47,3 milhões, uma alta de 4,26% em relação a 2019. Já no ano passado, os dados da Anvisa mostram vendas de 38,1 milhões de caixas. Entretanto, os relatórios de outubro, novembro e dezembro estão incompletos, o que ainda não permite uma análise fiel de 2021.
Reunindo a quantidade dos últimos oito anos, são cerca de 123,5 mil caixas de remédios tarja preta vendidas por dia. Os números não levam em conta os ansiolíticos distribuídos nas farmácias do SUS.
A fé libertadora
Assim, neste cenário de medo e incertezas, somente a fé pode trazer luz e força para as pessoas enfrentarem e superarem esse e qualquer outro período difícil. Mas a solução destes problemas não são tão complicados e difíceis como parece. Prova disso, é que a Bíblia tratou deste assunto e trouxe a resposta há milhares de anos. Veja:
“A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.”
Provérbios 12:25
“A ansiedade deixa a pessoa abatida, cansada, sem energia. Mas quando trazemos a Palavra de Deus para a nossa mente ela expulsa as ansiedades, os sentimentos negativos e nos acalmamos, ficamos seguros e confiantes, entramos no caminho correto”, explica o Bispo Renato Cardoso.
Solução
O auxiliar administrativo, Lucas Braga, viu os problemas de depressão e ansiedade aumentarem na pandemia. Durante recente edição do programa Entrelinhas, ele contou que se agarrava em coisas materiais, mas as incertezas desse período o fizeram perder o controle sobre a própria vida.
“Eu não conseguia dormir, comer, fumava muito, não me concentrava. Além disso, era bombardeado constantemente por muitos pensamentos ruins”, falou. A automutilação e desejo de suicídio também se tornaram constantes.
Felizmente, ele descobriu que havia uma solução para o problema: ele encontrou a Palavra que o libertaria de todo o tormento.
Confira abaixo o seu depoimento:
Quer igualmente viver livre da depressão? Participe nesta sexta-feira da “Sessão do Descarrego”, no Templo de Salomão, às 7h, 10h, 12h, 15h ou às 20h. Você também pode ir à Universal mais próxima de sua casa. Clique aqui e encontre o endereço.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo