Influencer digital é preso por esquemas e lavagem de dinheiro

Vida de luxo nas redes sociais pode ser propaganda mentirosa ou fruto de ilegalidade

Imagem de capa - Influencer digital é preso por esquemas e lavagem de dinheiro

O influencer digital Kleber Rodrigues de Moraes, conhecido online como Klebim, foi preso temporariamente na manhã desta segunda-feira (21). Ele e mais três pessoas foram alvo de operação da Polícia Civil do Distrito Federal, que afirma ser ele o cabeça da organização criminosa.

O youtuber ficou milionário com a venda e divulgação de rifas ilegais nas redes sociais, o que é considerado exploração de jogos de azar. Klebim é investigado também por lavagem de dinheiro.

De acordo com as investigações, os veículos divulgados nos sorteios eram personalizados e, com milhões de seguidores, os investigados conseguiam vender facilmente os bilhetes, arrecadando valores astronômicos. O valor das vendas caíam diretamente na conta das empresas de fachada.

Os valores eram utilizados para comprar novos veículos, registrados assim em nome de testas de ferro. O esquema, de acordo com a investigação, “era altamente lucrativo e apurou-se que os criminosos movimentaram R$ 20 milhões em apenas dois anos.”.

O lado obscuro das mídias sociais

Faz tempo que as redes sociais deixaram de ser puro passatempo. Para muitos, ela é ferramenta de trabalho, uma arma para crimes de toda espécie e, igualmente, uma forma de alimentar o próprio ego. Por isso, as muitas ilusões desta mídia podem até destruir a autoestima daqueles que definem seu valor pela quantidade de seguidores.

“Frases motivadoras podem ser legais, ver o que acontece na vida dos outros, o deixa informado, mas não muda em nada a sua vida. Assim, se você quer mesmo crescer, não dedique muito tempo à fábrica de ilusões das redes sociais. Não projete o seu valor pela quantidade de seguidores e engajamento que tem. Você quer mesmo ser um ‘influenciador’? Então, faça isso na prática com as pessoas a sua volta”, reflete a escritora Núbia Siqueira.

Já deu para perceber que o mundo dos influencers pode ser extremamente superficial. Aliás, para os que querem parar de ser dominados por ele, Núbia faz uma sugestão.

“Faça tempo para assuntos profundos e que edificam. Que tal repensar sobre o tempo precioso jogado fora e nas suas referências? Faça uma ‘limpa’ na lista de pessoas que você segue. Esse desafio é para poucos. Você aceita?”, sugere.

Leia mais: 6 coisas que os influenciadores digitais não lhe contam

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock - Reprodução