Doações de alimentos ajudam moradores de rua na Suécia

Refeições e bebidas quentes foram distribuídas nesta quinta-feira (24)

Todas as quintas-feiras, os voluntários do programa social Anjos da Madrugada da Suécia saem às ruas a fim de levar amparo social a pessoas em situação de rua. Esta semana, o grupo distribuiu refeições quentes, sanduíches, chás e cafés próximo à Estação Central de Estocolmo, capital do país.

“Encontrei uma pessoa muito abalada, porque nunca pensou que chegaria a ponto de pegar comida do lixo. E esta era a situação em que se encontrava naquele momento: vivendo em um dos países mais ricos da Europa e comendo do lixo”, relata o voluntário Adam Krzystalowski, de 35 anos.

Para ele, ajudar as pessoas em ações como essa é um prazer. “Mesmo aqui sendo um país onde algumas pessoas são mais frias, neste trabalho vemos gente de coração aberto, dando espaço para chegarmos perto e estendermos a mão”.

Além do alimento quente distribuído para ajudar aqueles que enfrentam o clima frio de Estocolmo – no mês de março, a temperatura média após às 18h é de 2oC –, os voluntários também prestam atendimento social, buscando ouvir o desabafo das pessoas em situação de rua, oferecendo a elas uma palavra de ânimo.

O responsável pela ação, Hugo Paredes, explica que “muitas destas pessoas carentes são imigrantes que chegaram à Suécia com uma promessa de emprego ou moradia, mas isso acabou não se concretizando, pois elas ficaram na rua, apenas com a mala das roupas que trouxeram e sem nada para comer. No entanto, também temos alguns suecos que perderam tudo devido aos vícios ou problemas financeiros”.

Com alto padrão social, a Suécia é um país localizado no norte do continente europeu, mais especificamente na Península Escandinava. A capital da nação, Estocolmo, está localizada na costa oriental e é composta por 14 ilhas e ilhotas, unidas por 53 pontes.

Mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus, o programa social Anjos da Madrugada está presente em 45 países. Durante a noite, voluntários saem às ruas para levar alimento, roupas e cobertores às pessoas em situação de rua. O projeto oferece também atendimentos jurídicos e de saúde.

Em 2021, 1,1 milhão de pessoas foram beneficiadas pelas ações do grupo no Brasil e no exterior.

imagem do author
Colaborador

UNIcom