O que você tem feito com seus projetos e com suas conquistas?
Aproveite 2022 para realizar uma reeducação nos seus hábitos de poupar e investir
Muitos cristãos se atentam na organização de diversas áreas da vida, mas ignoram os cuidados necessários para com a saúde financeira. São pessoas que até devolvem as primícias que pertencem a Deus, mas não sabem administrar os 90% restantes. Com controle zero das finanças, não fazem planejamentos, gastam mais do que ganham, acumulam dívidas e não buscam aperfeiçoar talentos. A sensação é que parecem viver à espera do milagre da multiplicação em suas contas bancárias, sem que façam coisa alguma para saírem do vermelho.
Esse comportamento, evidentemente, é infrutífero. É preciso ter responsabilidade para que o uso do dinheiro não seja indiscriminado. Economize e não se esqueça de que imprevistos acontecem. Aliás, é justamente no momento do inesperado que muitos se arrependem de não terem guardado um fundo para emergências.
Não há nada de errado em ter dinheiro, bem como objetivos e sonhos a serem alcançados. Até porque o dinheiro é necessário para coisas essenciais, como o sustento, saúde, alimentação e moradia. Mas é preciso saber usá-lo.
A Palavra de Deus
A Bíblia registra diversas passagens com orientações a respeito da vida financeira. Em uma delas, o Senhor Jesus deixa clara a importância do planejamento: “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?” (Lucas 14.28).
Sem planejamento projetos são iniciados e abandonados no meio do caminho, fazendo com que seus idealizadores se frustrem e até desistam de futuras empreitadas.
Já no livro de Provérbios, o sábio rei Salomão deixou um versículo que serve de alerta para aqueles que se comprometem em altas dívidas e empréstimos já sabendo da grande possibilidade de não conseguirem pagar: “Não estejas entre os que se comprometem, e entre os que ficam por fiadores de dívidas. Pois se não tens com que pagar, deixarias que te tirassem até a tua cama de debaixo de ti?” (Provérbios 22.26-27).
É válido ainda destacar outra mensagem do Senhor Jesus, deixada durante a multiplicação de pães e peixes: “E, quando estavam saciados, disse aos Seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca” (João 6.12).
O filho de Deus não precisava de reservas, Ele podia multiplicar a qualquer hora. Mas nos ensina, no gesto de guardar o que sobrou, que é preciso usufruir o que se tem, mas também é preciso poupar.
E, por falar em poupar, no livro de Isaías a mensagem é para que se pense antes de comprar, pois muitas pessoas veem o dinheiro ir embora com gastos desnecessários, dos quais logo se arrependem: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não satisfaz?” (Isaías 55.2).
Invista em você
Em seu blog, o Bispo Júlio Freitas escreve sobre a importância de a pessoa investir em si mesma, de buscar qualificações e recursos para fazer com que seus objetivos se concretizem e para que, dessa forma, glorifiquem a Deus: “Temos o poder surpreendente de aprender, melhorar como somos e o que fazemos e, consequentemente, sermos realizados e realizar os que fazem parte da nossa vida diretamente, como familiares, amigos e conhecidos. Então, temos de estar em constante evolução e desenvolvimento, pois Deus investiu caro em nós quando deu Seu único filho para nos Salvar. Assim também devemos honrar a oportunidade que Ele nos tem dado de viver e glorificá-Lo por meio da nossa vida”.
O Bispo afirma ainda que, quanto maiores forem os seus objetivos, mais exigirão que você explore os seus potenciais, que não apenas farão de você um vencedor, mas também ajudarão outros a tornarem-se vencedores.
Assim, amigo leitor, assuma o controle de suas finanças e seja responsável com as bênçãos de Deus em sua vida. Liquide as dívidas, pare de fazer contas novas e desnecessárias, economize, planeje e invista em você. Mas, antes de tudo, tenha um pacto de fidelidade com Deus e não se esqueça de que todas as bênçãos são para a Sua Glória.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo