Juntando os caquinhos de sua vida? É disso que você precisa para recomeçar

Imagem de capa - Juntando os caquinhos de sua vida? É disso que você precisa para recomeçar

Kintsugi e Kintsukuroi são duas palavras japonesas que retratam uma arte que envolve reparar vasos quebrados e rachados com ouro, como forma de unir os pedaços. Assim, com as rachaduras cheias de ouro, o vaso quebrado e reparado se torna muito mais valioso do que antes. Não somente por causa do ouro, mas, porque, segundo a tradição japonesa, há mais valor em algo que tem uma história do que em algo que não tem o que contar. Isso remete ao que a Palavra de Deus nos ensina.

O ser humano é uma espécie de vaso e todos nós temos histórias que acumulamos ao longo da vida. Como os vasos, também trazemos rachaduras. A Bíblia ensina sobre o arrependimento, que é o reconhecimento de que erramos e de que, caso fosse dada outra oportunidade, não faríamos igual. Não há vergonha nenhuma quando reconhecemos um erro. Todos já fizemos coisas das quais não nos orgulhamos. E até a vergonha que vem dessas situações serve para o bem, porque, se você se envergonha do erro, sabe que não deve repeti-lo.

Erroneamente, muitas pessoas têm seu passado como um inimigo ou um fardo e pensam que “estragaram tudo para sempre” e que “não servem para mais nada”. Se você pensa isso quando se trata de um copo, tudo bem, mas a sua vida não pode ser tratada dessa forma.

Você pode pegar esse passado quebrado e entregar para Deus. Ele dará a você uma nova vida, muito mais valiosa. Pegue aquilo que faz você sentir vergonha, como uma mercadoria estragada, algo que só serve para ser jogado fora, e confesse para Deus que errou, que se arrependeu. Entregue os cacos quebrados da sua vida para que Ele possa juntar, corrigir e reparar. Se você fizer isso, Ele vai refazer a sua vida e a sua história, com preenchimentos muito mais preciosos do que o ouro. Deus reconstruirá a sua vida e, quando tiver terminado o trabalho dEle, você será uma obra de arte muito mais valiosa. Porque Deus é o artista que repara e transforma vidas.

Então, se você está juntando os caquinhos da sua vida e pensando que estragou tudo, espere. A palavra em japonês talvez você esqueça, mas você pode se lembrar da Palavra de Deus: “eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21.5). Você quer essa vida nova? Então, pegue os cacos da sua vida e entregue para Deus. Peça para que Ele o reconstrua e veja o que Ele vai fazer na sua vida.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato / Foto: getty images