Transforme as suas habilidades em serviços
Veja como gastar pouco para fazer algo que seja rentável a você e útil para as pessoas
Muitas pessoas estão com problemas financeiros e não conseguem suprir suas necessidades de forma adequada. O custo de vida e a dificuldade de recolocação em diversas áreas no mercado contribuem para intensificar as adversidades pelas quais elas estão passando. Contudo ficar parado esperando a solução cair do céu também não adianta. A alternativa pode ser capitalizar alguma habilidade que elas tenham. Atividades como “marido de aluguel” (serviço de reparos domésticos), tradução de textos, caso domine outros idiomas, costura ou cuidador de idosos são alguns exemplos. No entanto, para exercer essas ou outras funções, é preciso avaliar se elas são viáveis.
Para Diego Quiroz, life coach de 48 anos, formado pela Fowler International Academy, nos Estados Unidos, o autoconhecimento é primordial nesse momento. “Veja se você possui alguma habilidade que pode ter sido desenvolvida em sua infância ou um ofício ensinado pelos seus pais ou um curso que você fez e que o habilita para alguma função, por exemplo. Se você domina alguma disciplina escolar, poderá dar aulas particulares para crianças, mas também pode ser algo que você faça nas horas de lazer, em casa, como pequenos consertos de eletrodomésticos. Tudo que você aprendeu pode ser o ponto de partida para ser analisado e talvez transformado em algum serviço que gere renda”, afirma.
Quiroz diz que, para que essa ideia cresça de forma saudável, é necessário verificar se ela tem sustentação. “Depois de escolher a atividade, busque o maior número de informações sobre a área na qual você quer atuar. Isso fará você enxergar de forma mais clara quais são os riscos e as oportunidades que ela oferece, se sua manutenção tem baixo custo, qual é o público que você vai atender e qual a idade e a classe social dele. Essa análise também o ajudará a perceber os hábitos e as necessidades de consumo específicos dessas pessoas e principalmente se existe demanda para o serviço que você quer oferecer”, diz.
Ele salienta também que é preciso avaliar que tipo de estrutura você vai precisar para iniciar o negócio. “Se você vai oferecer serviços de reparos domésticos, como trocar chuveiros ou tomadas, montar ou desmontar armários, por exemplo, precisará ter ferramentas básicas. Se for fazer algum trabalho que necessite de internet, como uma aula on-line, vai precisar de um computador ou de um celular. São questões mínimas e prementes para começar da melhor forma”, orienta.
Para divulgar o serviço que você realiza sem gastar nada, ele aconselha o uso das redes sociais: “hoje todos têm Facebook e Instagram. Crie uma página nas redes mostrando o que você faz, sem custo, e envie o link para os amigos no WhatsApp. A plataforma GetNinjas, por exemplo, é outro caminho: ela é gratuita e conecta clientes a prestadores de serviços, inclusive com avaliações do desempenho do fornecedor. Além delas, o velho boca a boca continua valendo. Fale com seus vizinhos e deixe seus cartões ou panfletos em locais que tenham a ver com o segmento no qual você atua”, aconselha.
Quem começa uma atividade como autônomo precisa saber que é importante se formalizar. “A maioria dos serviços pode ser enquadrada como atividade de microempreendedor individual (MEI) e isso facilita até na obtenção de crédito para desenvolver o negócio. Outro detalhe é que se formalizar como MEI está mais desburocratizado: não é mais necessário ter alvará de funcionamento e muitos processos podem ser iniciados ou realizados pela internet”, observa.
Quiroz enfatiza ainda que o aspecto mental também tem que ser trabalhado por quem começa um empreendimento por conta própria. “Ter um negócio é desafiador e, se você não estiver plenamente confiante de que ele vai dar certo e que faz sentido para você, pode acabar desistindo. Entenda que parte do amadurecimento vem de se conhecer e das experiências de acertos e erros que você terá. Por isso, para poder prosperar, é fundamental ter objetivos claros e adotar novos comportamentos, como ser organizado, prospectar novos clientes e até ser mais simpático”, finaliza.
Busque uma nova visão
Se você busca uma nova visão para aproveitar as suas habilidades de forma rentável, faça como milhares de pessoas que estão encontrando soluções baseadas na Palavra de Deus e na história de heróis bíblicos. Participe do Novo Congresso para o Sucesso. Os encontros ocorrem às segundas-feiras em todas as igrejas da Universal. No Templo de Salomão, as reuniões acontecem às 7 horas, 10h, 12h, 15h, 18h30 e 22h.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo