“Me entreguei a ele e não consigo me perdoar”

Imagem de capa - “Me entreguei a ele e  não consigo me perdoar”

No programa Escola do Amor Responde, uma aluna de 29 anos disse que foi casada por nove anos e, durante esse período, enfrentou agressões físicas e verbais do ex-marido, além de traição.Eles se divorciaram há um ano e, atualmente, ele já tem outra família. A aluna contou que está namorando um homem de 39 anos há seis meses e acabou se entregando a ele. Ela disse que se sente envergonhada e pediu ajuda para saber como deve agir.

ALUNA – Fui casada durante nove anos, mas meu ex-marido me traiu. Além disso, eu sofria agressões físicas e verbais. Faz um ano que nos divorciamos e ele já constituiu outra família. Estou namorando um rapaz de 39 anos há seis meses. Antes do nosso relacionamento, ele viveu com outra mulher. Nós nos conhecemos na igreja, mas ele não menciona nada sobre casamento. Ele não é romântico, mas sei que isso não é o mais importante em um relacionamento. O problema é que me entreguei a ele e não consigo me perdoar. Lutei muito para não cair nessa cilada quando me separei, mas aconteceu. Serei bem sincera: sou a culpada, posto que a mulher é quem controla a situação e me sinto envergonhada por isso. Gosto dele e não quero que nosso namoro acabe. O que devo fazer? Devo chamá-lo para uma conversa séria, para ficarmos noivos, ou devo esperar mais um pouco?

CRISTIANE – Vocês estão juntos há seis meses e não sei se vocês se conhecem o bastante para que falem em casamento. Você errou ao dormir com ele e permitiu uma intimidade antes da hora certa. Você deveria falar com ele sobre suas intenções e mostrar que deseja ter um futuro com ele. Como você lida com o dia a dia no trabalho ou em um negócio? Tudo tem um plano e um prazo. Você precisa colocar suas expectativas em pauta. Se ele não toca no assunto, pode ser que imagine que ainda é muito cedo. Você precisa entender quais são as intenções dele. Com base na resposta dele, você saberá qual atitude tomar. Se ele não pensa em se casar nem em ter um futuro com você, aconselho que se retire deste relacionamento. Qual seria o motivo para você continuar em um relacionamento que não tem futuro? Se ele não deseja ter nada com você, você só estará perdendo seu tempo. Você tem 29 anos, já teve um relacionamento anterior e precisa se decidir. Quero fazer uma observação: você terminou um relacionamento e iniciou outro pouco tempo depois e pode ser por isso que tenha caído em tentação. Você saiu de um casamento de nove anos e estava frágil emocionalmente. Antes de entrar em outro namoro, você precisava se cuidar, pois sabia que não estava bem. Se não for assim, você pode fazer coisas contrárias ao seu perfil, que você não gostaria, por causa da sua carência.

RENATO – Não tenha dúvida de que você precisa ter uma conversa com o seu atual namorado. Não espere mais. O diálogo não é para exigir que se casem, mas para saber qual a expectativa e os objetivos dele. As perguntas difíceis importam. Você precisa saber o que a outra pessoa pensa ou espera para o futuro. Não se deve passar de quatro ou cinco encontros iniciais sem saber isso. Você não precisa pressionar e fazer este tipo de pergunta no primeiro encontro. Porém, você precisa se posicionar e criar coragem para perguntar o que ele ou ela deseja com os encontros. Entenda o que ele quer, para que assim você possa tomar as atitudes certas para a sua vida.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty images